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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9328
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As Contribuições da maiêutica socrática para a formação crítica-reflexiva do pedagogo |
Autor(es): | Vieira , Nara Daniela da Silva |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Mardônio Pereira da |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto central de investigação o tema “As contribuições da maiêutica socrática para a formação crítica-reflexiva do pedagogo”, com o intuito de investigar como podemos compreender a maiêutica socrática e suas contribuições para a formação do pedagogo na atualidade, visando analisar como essa abordagem filosófica pode favorecer práticas docentes mais críticas e reflexivas, por meio do uso de seus métodos como instrumentos formativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e está fundamentada nas referências de autores relevantes para o tema em discussão, como: Reale (1990); Reale e Antiseri (2003); Jaeger (1995); Freire (1987;1991;1996; 2001); Libâneo (2014), entre outros. Ao valorizar o pensamento dialógico, destacamos a necessidade de superar práticas pedagógicas tradicionais, focadas na mera transmissão de conteúdos, em prol de uma educação que incentive a autonomia e o compromisso social. A maiêutica, como método de escuta e questionamento, provoca o sujeito ao pensamento reflexivo sobre a sua realidade e sobre a produção de saberes significativos, tornando-se uma forte referência para a formação continuada do pedagogo na atualidade. Nesse sentido, o estudo realiza um diálogo entre a maiêutica socrática e a pedagogia libertadora de Paulo Freire, analisando pontos em que estas duas referências possibilitam, a reflexão crítica-reflexiva ao educando. Importante lembrar os diferentes contextos históricos e as diferentes concepções que marcam a base epistemológica de suas teorias. Com base nisso, o pedagogo é entendido, portanto, como mediador do conhecimento, responsável por incentivar o pensamento crítico e promover transformações na sociedade através e pela educação. O estudo concluiu, neste sentido, que a formação docente deve ser contínua, dialógica e comprometida com a emancipação do ser humano. |
Palavras-chave: | Maiêutica Socrática Pedagogia Libertadora Formação do pedagogo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9328 |
Data do documento: | 18-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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