PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira , Nara Daniela da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T14:18:47Z-
dc.date.available2025-06-26T14:18:47Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9328-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaiêutica Socráticapt_BR
dc.subjectPedagogia Libertadorapt_BR
dc.subjectFormação do pedagogopt_BR
dc.titleAs Contribuições da maiêutica socrática para a formação crítica-reflexiva do pedagogopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mardônio Pereira dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859418160324890pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto central de investigação o tema “As contribuições da maiêutica socrática para a formação crítica-reflexiva do pedagogo”, com o intuito de investigar como podemos compreender a maiêutica socrática e suas contribuições para a formação do pedagogo na atualidade, visando analisar como essa abordagem filosófica pode favorecer práticas docentes mais críticas e reflexivas, por meio do uso de seus métodos como instrumentos formativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e está fundamentada nas referências de autores relevantes para o tema em discussão, como: Reale (1990); Reale e Antiseri (2003); Jaeger (1995); Freire (1987;1991;1996; 2001); Libâneo (2014), entre outros. Ao valorizar o pensamento dialógico, destacamos a necessidade de superar práticas pedagógicas tradicionais, focadas na mera transmissão de conteúdos, em prol de uma educação que incentive a autonomia e o compromisso social. A maiêutica, como método de escuta e questionamento, provoca o sujeito ao pensamento reflexivo sobre a sua realidade e sobre a produção de saberes significativos, tornando-se uma forte referência para a formação continuada do pedagogo na atualidade. Nesse sentido, o estudo realiza um diálogo entre a maiêutica socrática e a pedagogia libertadora de Paulo Freire, analisando pontos em que estas duas referências possibilitam, a reflexão crítica-reflexiva ao educando. Importante lembrar os diferentes contextos históricos e as diferentes concepções que marcam a base epistemológica de suas teorias. Com base nisso, o pedagogo é entendido, portanto, como mediador do conhecimento, responsável por incentivar o pensamento crítico e promover transformações na sociedade através e pela educação. O estudo concluiu, neste sentido, que a formação docente deve ser contínua, dialógica e comprometida com a emancipação do ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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