Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vieira , Nara Daniela da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T14:18:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T14:18:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9328 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Maiêutica Socrática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Libertadora | pt_BR |
dc.subject | Formação do pedagogo | pt_BR |
dc.title | As Contribuições da maiêutica socrática para a formação crítica-reflexiva do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mardônio Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859418160324890 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto central de investigação o tema “As contribuições da maiêutica socrática para a formação crítica-reflexiva do pedagogo”, com o intuito de investigar como podemos compreender a maiêutica socrática e suas contribuições para a formação do pedagogo na atualidade, visando analisar como essa abordagem filosófica pode favorecer práticas docentes mais críticas e reflexivas, por meio do uso de seus métodos como instrumentos formativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e está fundamentada nas referências de autores relevantes para o tema em discussão, como: Reale (1990); Reale e Antiseri (2003); Jaeger (1995); Freire (1987;1991;1996; 2001); Libâneo (2014), entre outros. Ao valorizar o pensamento dialógico, destacamos a necessidade de superar práticas pedagógicas tradicionais, focadas na mera transmissão de conteúdos, em prol de uma educação que incentive a autonomia e o compromisso social. A maiêutica, como método de escuta e questionamento, provoca o sujeito ao pensamento reflexivo sobre a sua realidade e sobre a produção de saberes significativos, tornando-se uma forte referência para a formação continuada do pedagogo na atualidade. Nesse sentido, o estudo realiza um diálogo entre a maiêutica socrática e a pedagogia libertadora de Paulo Freire, analisando pontos em que estas duas referências possibilitam, a reflexão crítica-reflexiva ao educando. Importante lembrar os diferentes contextos históricos e as diferentes concepções que marcam a base epistemológica de suas teorias. Com base nisso, o pedagogo é entendido, portanto, como mediador do conhecimento, responsável por incentivar o pensamento crítico e promover transformações na sociedade através e pela educação. O estudo concluiu, neste sentido, que a formação docente deve ser contínua, dialógica e comprometida com a emancipação do ser humano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
NC Monografia Nara Daniela da Silva Vieira.pdf | 407,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador