Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação e transformação social: o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos |
Autor(es): | Guimarães , Isabela de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Siqueira, Romilson Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | .Não consta na lista (Orientadores e membros) |
metadata.dc.contributor.referee2: | .Não consta na lista (Orientadores e membros) |
metadata.dc.contributor.referee3: | .Não consta na lista (Orientadores e membros) |
metadata.dc.contributor.referee4: | .Não consta na lista (Orientadores e membros) |
metadata.dc.contributor.referee5: | .Não consta na lista (Orientadores e membros) |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GEPCEI) do curso de Pedagogia da PUC Goiás, tem como objetivo refletir sobre o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos, compreendendo como o ambiente escolar pode ser um espaço de construção de sujeitos conscientes, reflexivos e comprometidos com a transformação social. A pesquisa discute os desafios e as contradições presentes no cotidiano escolar, analisando como a escola, muitas vezes, reproduz padrões de exclusão, mas também como pode ser um espaço de resistência, construção de saberes, desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica. Através da escuta das vozes dos alunos, este trabalho busca compreender como eles percebem a escola em suas trajetórias de vida e como esse espaço contribui para sua formação pessoal, social e cidadã. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Dermeval Saviani e Maria Helena Souza Patto, o estudo defende uma prática educativa humanizadora, dialógica e emancipadora. |
Palavras-chave: | Escola Identidade Crítica Educação Emancipadora Formação Transformação Social. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303 |
Data do documento: | 17-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC ISABELA GUIMARÃES.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador