PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e transformação social: o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos
Autor(es): Guimarães , Isabela de Oliveira
Primeiro Orientador: Siqueira, Romilson Martins
metadata.dc.contributor.referee1: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
metadata.dc.contributor.referee2: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
metadata.dc.contributor.referee3: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
metadata.dc.contributor.referee4: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
metadata.dc.contributor.referee5: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GEPCEI) do curso de Pedagogia da PUC Goiás, tem como objetivo refletir sobre o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos, compreendendo como o ambiente escolar pode ser um espaço de construção de sujeitos conscientes, reflexivos e comprometidos com a transformação social. A pesquisa discute os desafios e as contradições presentes no cotidiano escolar, analisando como a escola, muitas vezes, reproduz padrões de exclusão, mas também como pode ser um espaço de resistência, construção de saberes, desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica. Através da escuta das vozes dos alunos, este trabalho busca compreender como eles percebem a escola em suas trajetórias de vida e como esse espaço contribui para sua formação pessoal, social e cidadã. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Dermeval Saviani e Maria Helena Souza Patto, o estudo defende uma prática educativa humanizadora, dialógica e emancipadora.
Palavras-chave: Escola
Identidade Crítica
Educação Emancipadora
Formação
Transformação Social.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Data do documento: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ISABELA GUIMARÃES.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador