Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Clemerson Elder Trindade Ramos - Professor Criancista da SME Goiânia e Aparecida de Goiânia, Mestre em Educação, pesquisador do GEPCEI - Lattes http://lattes.cnpq.br/2304559346108514 | pt_BR |
dc.creator | Guimarães , Isabela de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T22:19:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T22:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Identidade Crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação Emancipadora | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Transformação Social. | pt_BR |
dc.title | Educação e transformação social: o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Siqueira, Romilson Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9733311215027749 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | .Não consta na lista (Orientadores e membros) | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | .Não consta na lista (Orcid) | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | .Não consta na lista (Lattes) | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | .Não consta na lista (Orientadores e membros) | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | .Não consta na lista (Orcid) | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | .Não consta na lista (Lattes) | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | .Não consta na lista (Orientadores e membros) | pt_BR |
dc.contributor.referee3ID | .Não consta na lista (Orcid) | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | .Não consta na lista (Lattes) | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | .Não consta na lista (Orientadores e membros) | pt_BR |
dc.contributor.referee4ID | .Não consta na lista (Orcid) | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | .Não consta na lista (Lattes) | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | .Não consta na lista (Orientadores e membros) | pt_BR |
dc.contributor.referee5ID | .Não consta na lista (Orcid) | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | .Não consta na lista (Lattes) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GEPCEI) do curso de Pedagogia da PUC Goiás, tem como objetivo refletir sobre o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos, compreendendo como o ambiente escolar pode ser um espaço de construção de sujeitos conscientes, reflexivos e comprometidos com a transformação social. A pesquisa discute os desafios e as contradições presentes no cotidiano escolar, analisando como a escola, muitas vezes, reproduz padrões de exclusão, mas também como pode ser um espaço de resistência, construção de saberes, desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica. Através da escuta das vozes dos alunos, este trabalho busca compreender como eles percebem a escola em suas trajetórias de vida e como esse espaço contribui para sua formação pessoal, social e cidadã. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Dermeval Saviani e Maria Helena Souza Patto, o estudo defende uma prática educativa humanizadora, dialógica e emancipadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC ISABELA GUIMARÃES.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador