PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorClemerson Elder Trindade Ramos - Professor Criancista da SME Goiânia e Aparecida de Goiânia, Mestre em Educação, pesquisador do GEPCEI - Lattes http://lattes.cnpq.br/2304559346108514pt_BR
dc.creatorGuimarães , Isabela de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T22:19:42Z-
dc.date.available2025-06-25T22:19:42Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9303-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIdentidade Críticapt_BR
dc.subjectEducação Emancipadorapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTransformação Social.pt_BR
dc.titleEducação e transformação social: o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749pt_BR
dc.contributor.referee1.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee1ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee2.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee2ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee3.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee3ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee4.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee4ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee5.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee5ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee5Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GEPCEI) do curso de Pedagogia da PUC Goiás, tem como objetivo refletir sobre o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos, compreendendo como o ambiente escolar pode ser um espaço de construção de sujeitos conscientes, reflexivos e comprometidos com a transformação social. A pesquisa discute os desafios e as contradições presentes no cotidiano escolar, analisando como a escola, muitas vezes, reproduz padrões de exclusão, mas também como pode ser um espaço de resistência, construção de saberes, desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica. Através da escuta das vozes dos alunos, este trabalho busca compreender como eles percebem a escola em suas trajetórias de vida e como esse espaço contribui para sua formação pessoal, social e cidadã. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Dermeval Saviani e Maria Helena Souza Patto, o estudo defende uma prática educativa humanizadora, dialógica e emancipadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ISABELA GUIMARÃES.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador