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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8958
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A CAPACITAÇÃO DOCENTE COMO MEDIDA FUNDAMENTAL NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Autor(es): | Ferreira, Laís Costa de Siqueira Campos |
Primeiro Orientador: | Takeda, Tatiana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Takeda, Tatiana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Voltani, Cláudia Inez Borges Mussi |
Resumo: | O estudo explora a necessidade de capacitação de professores para o ensino apropriado de alunos com Transtorno do Espectro Autista público que precisa de suporte e apoio diferenciado para conseguir exercer o seu direito de a prender. A ausência de políticas de inclusão e de investimento na educação inclusiva gera a evasão escolar, bem como um ensino vazio no qual o professor não ensina e o aluno não aprende. Diante a inércia dos gestores públicos e privados na capacitação de docentes e demais envolvidos no processo educacional, os alunos e suas famílias se veem desprovidos de um direito social básico e, por vezes, são compelidos a recorrer aos órgãos de defesa do cidadão para conseguir algo que deveria ser premissa da administração pública de todos os âmbitos de governo Para a confecção do estudo, utilizou se o método indutivo, em razão da observação de casos concretos para produção das constatações apresentadas, bem como foi empreendida a pesquisa bibliográfica que abordou normas, julgados e estatísticas fundamentais na compreensão do objeto eleito. |
Abstract: | The study explores the need for teacher training to properly teach students with Autism Spectrum Disorder, a group that needs special support and assistance to exercise their Right to Learn. The lack of inclusion policies and investment in inclusive education leads to school dropouts, as well as empty teaching in which the teacher does not teach and the student does not learn. Given the inertia of public and private managers in training teachers and others involved in the educational process, students and their families find themselves deprived of a basic social right and are sometimes forced to resort to citizen defense agencies to obtai n something that should be a premise of public administration at all levels of government. The inductive method was used to prepare the study, due to the observation of specific cases to produce the findings presented, as well as bibliographical research t hat addressed standards, judgments and statistics that are fundamental to understanding the chosen object. |
Palavras-chave: | Capacitação Docente Inclusão Escolar Transtorno do Espectro Autista Direito |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8958 |
Data do documento: | 21-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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