PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos dos adoçantes não nutritivos na microbiota intestinal: uma revisão da literatura
Autor(es): Vitória, Talita Gonçalves
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hellen Christina Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Daniela Canuto
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Ana Paula Borges Miziara
Resumo: Objetivo Investigar os efeitos dos adoçantes não-nutritivos na microbiota intestinal. Métodos Trata-se de uma revisão da literatura com busca foi realizada nas bases de dados U.S National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo), que utilizou a estratégia de busca: “gut microbiome” OR “intestinal microbiota’’ AND “sweeteners”. Foram incluídos ensaios clínicos dos últimos cinco anos sobre o efeito de adoçantes na microbiota intestinal. Após triagens e inclusão de referências adicionais, cinco artigos foram selecionados para a revisão completa. Resultados Após avaliação completa dos artigos identificamos 272 participantes com idade entre 18 e 70 anos. Aspartame, sucralose, sacarina e estévia foram os mais utilizados nas intervenções, com duração de duas a quatro semanas. A maioria dos estudos não encontrou alterações significativas na composição microbiana, exceto um trabalho que indicou que estes adoçantes podem impactar negativamente o microbioma. Efeitos gastrointestinais adversos foram observados em alguns participantes que consumiram estévia, mas de forma limitada. No geral, a microbiota permaneceu estável ao longo dos ensaios. Conclusão Os resultados sobre o impacto dos adoçantes na microbiota intestinal são inconclusivos. Quatro dos cinco estudos não encontraram efeitos significativos, enquanto um sugeriu alterações. Entretanto, a curta duração dos estudos limita conclusões sobre efeitos a longo prazo.
Palavras-chave: Microbiota intestinal
Edulcorantes não nutritivos
Edulcorantes artificiais
Diversidade microbiana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8664
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Manuscrito_Talita_Gonçalves.docx144,12 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador