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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8035
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alfabetização de crianças atípicas |
Autor(es): | Dourado, Letícia Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa faz parte da disciplina Monografia II, do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O tema escolhido para a sua realização foi “Alfabetização de Crianças Atípicas”. Consideramos importante este tema, dado que, as crianças com desenvolvimento atípico, são aquelas que têm algum comportamento fora dos padrões considerados normais e que podem ter origens diferenciadas como deficiência intelectual, transtornos na aprendizagem e etc. Atualmente essas crianças são escolarizadas na perspectiva da educação inclusiva. Nosso trabalho terá dois capítulos: no primeiro refletiremos sobre o papel das políticas públicas de inclusão na educação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, desempenham um papel crucial na promoção de uma educação equitativa e acessível, assegurando que todas as crianças, independentemente de suas condições, tenham o direito de aprender em ambientes inclusivos. Explicitamos as pedagogias Freiriana e Vigotskiana como caminhos possíveis de alfabetização de crianças atípicas. Abordamos a pedagogia freiriana enfatizando a educação libertadora, centrada no diálogo, na conscientização crítica e na valorização das experiências individuais dos alunos. Já na pedagogia vigotskiana destacamos a importância da mediação social e cultural no processo de aprendizagem, utilizando a Zona de Desenvolvimento Proximal para apoiar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Conclui-se então que a efetivação de uma educação inclusiva no Brasil depende de esforços contínuos das políticas públicas e da comunidade acadêmica para superar os desafios e garantir a inclusão e alfabetização plena das crianças atípicas. |
Palavras-chave: | Alfabetização Crianças atípicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8035 |
Data do documento: | 17-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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