PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDourado, Letícia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T00:34:39Z-
dc.date.available2024-06-27T00:34:39Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8035-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças atípicaspt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças atípicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579pt_BR
dc.contributor.referee1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Esta pesquisa faz parte da disciplina Monografia II, do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O tema escolhido para a sua realização foi “Alfabetização de Crianças Atípicas”. Consideramos importante este tema, dado que, as crianças com desenvolvimento atípico, são aquelas que têm algum comportamento fora dos padrões considerados normais e que podem ter origens diferenciadas como deficiência intelectual, transtornos na aprendizagem e etc. Atualmente essas crianças são escolarizadas na perspectiva da educação inclusiva. Nosso trabalho terá dois capítulos: no primeiro refletiremos sobre o papel das políticas públicas de inclusão na educação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, desempenham um papel crucial na promoção de uma educação equitativa e acessível, assegurando que todas as crianças, independentemente de suas condições, tenham o direito de aprender em ambientes inclusivos. Explicitamos as pedagogias Freiriana e Vigotskiana como caminhos possíveis de alfabetização de crianças atípicas. Abordamos a pedagogia freiriana enfatizando a educação libertadora, centrada no diálogo, na conscientização crítica e na valorização das experiências individuais dos alunos. Já na pedagogia vigotskiana destacamos a importância da mediação social e cultural no processo de aprendizagem, utilizando a Zona de Desenvolvimento Proximal para apoiar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Conclui-se então que a efetivação de uma educação inclusiva no Brasil depende de esforços contínuos das políticas públicas e da comunidade acadêmica para superar os desafios e garantir a inclusão e alfabetização plena das crianças atípicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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