Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dourado, Letícia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T00:34:39Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T00:34:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8035 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Crianças atípicas | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de crianças atípicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078525746548579 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO Esta pesquisa faz parte da disciplina Monografia II, do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O tema escolhido para a sua realização foi “Alfabetização de Crianças Atípicas”. Consideramos importante este tema, dado que, as crianças com desenvolvimento atípico, são aquelas que têm algum comportamento fora dos padrões considerados normais e que podem ter origens diferenciadas como deficiência intelectual, transtornos na aprendizagem e etc. Atualmente essas crianças são escolarizadas na perspectiva da educação inclusiva. Nosso trabalho terá dois capítulos: no primeiro refletiremos sobre o papel das políticas públicas de inclusão na educação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, desempenham um papel crucial na promoção de uma educação equitativa e acessível, assegurando que todas as crianças, independentemente de suas condições, tenham o direito de aprender em ambientes inclusivos. Explicitamos as pedagogias Freiriana e Vigotskiana como caminhos possíveis de alfabetização de crianças atípicas. Abordamos a pedagogia freiriana enfatizando a educação libertadora, centrada no diálogo, na conscientização crítica e na valorização das experiências individuais dos alunos. Já na pedagogia vigotskiana destacamos a importância da mediação social e cultural no processo de aprendizagem, utilizando a Zona de Desenvolvimento Proximal para apoiar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Conclui-se então que a efetivação de uma educação inclusiva no Brasil depende de esforços contínuos das políticas públicas e da comunidade acadêmica para superar os desafios e garantir a inclusão e alfabetização plena das crianças atípicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia. Leticia Rodrigues Dourado Revisão.pdf | 194,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador