PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7978
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O profissional do gênero masculino na educação infantil: estranhamento e preconceito
Título(s) alternativo(s): The male professional in early childhood education: Estrangement and prejudice
Autor(es): Rocha, Nayara Martins
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Daniela Couto Lobo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso em Pedagogia, intitulado “O profissional do Gênero masculino na Educação Infantil: estranhamento e preconceito” têm como objetivo geral investigar os fatores que causam o preconceito e estranhamento no exercício docente do profissional do gênero masculino na Educação Infantil e os objetivos específicos, expressos da seguinte maneira: distingui quais as diferenças entre o gênero masculino e feminino, no contexto social, associadas ao exercício profissional docente na Educação Infantil, identificar o espaço da atuação de professores do gênero masculino, mapeando os principais fatores que respondem pelo estranhamento e preconceito, relacionados ao homem. A metodologia traçada para atingir os objetivos da pesquisa é de natureza qualitativa, cujas fontes são artigos e textos eletrônicos. A fundamentação teórica teve como principais suportes teóricos: Arce (2021), Brasil (2023), Cardoso (2004), LDB (2005), Grossi (200), Herítier (1996), Jensen (1993), Machado e Paschoal (2009), Martins, Feitosa e Fernandes (2022), Sayão (2005), Scott (1988), Vianna (2001), Veloso (1999), Viezzer (1989), Ramos (2011) e Saporoli (1997).
Abstract: This course completion work in Pedagogy, entitled “The male professional in Early Childhood Education: estrangement and prejudice” has the general objective of investigating the factors that cause prejudice and estrangement in the teaching practice of male professionals in Early Childhood Education and the specific objectives, expressed as follows: distinguish the differences between the male and female gender, in the social context, associated with the professional teaching practice in Early Childhood Education, identify the space for the performance of male teachers, mapping the main factors that account for the estrangement and prejudice, related to man. The methodology outlined to achieve the research objectives is qualitative in nature, whose sources are articles and electronic texts. The theoretical foundation had as its main theoretical supports: Arce (2021), Brasil (2023), Cardoso (2004), LDB (2005), Grossi (200), Herítier (1996), Jensen (1993), Machado and Paschoal (2009) , Martins, Feitosa and Fernandes (2022), Sayão (2005), Scott (1988), Vianna (2001), Veloso (1999), Viezzer (1989), Ramos (2011) and Saporoli (1997).
Palavras-chave: Educação infantil
Docência e gênero
Preconceito
Estranhamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7978
Data do documento: 17-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC NAYARA MARTINS ROCHA.docx49,81 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador