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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7904
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação do campo: uma proposta emancipadora de formação humana |
Autor(es): | Não consta na lista (Aluno) |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carneiro Junior, Nelson |
Resumo: | O presente estudo trata da temática “A Educação do campo e a sua proposta educativa”. Ele visa discutir a realidade da educação do campo, em sua historicidade, e analisar sua proposta educacional, bem como refletir sobre os desafios na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que reúne teóricos relevantes para a discussão da temática em questão, como Caldart (2000, 2002, 2009, 2012); Arroyo e Fernandes (1999); Silva, Almeida, Loures (2019); Kolling, Cerioli, Caldart (2002); Schneider (2020), entre outros. Neste trabalho, discute-se que a educação do campo tem origem na luta de movimentos sociais do campo pela terra, tendo como protagonista o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Junto à defesa social dos movimentos pela terra, este estudo também busca mostrar que o direito à educação deve ser estendido a todas as comunidades camponesas. Trata-se, portanto, da afirmação de uma educação que aconteça no espaço do campo, para os povos do campo, que é uma educação alicerçada nas práticas sociais das comunidades rurais, valorizando as culturas e seus saberes. Neste estudo, a educação é concebida como processo de formação humana, caracterizando-se por ser ampla e emancipadora. A escola é mais que escola, porque não se deve separar educação e trabalho, educação e produção, educação e cultura, educação e justiça social, de modo que a construção de conhecimentos esteja comprometida com o projeto socioeconômico de desenvolvimento dos povos do campo. A formação de professores é discutida como um desafio necessário para viabilização do que se concebe como educação do campo. Considera-se que o estudo realizado contribuiu para um entendimento mais aprofundado das especificidades da educação do campo e que ele pode impulsionar novas reflexões e/ou debates sobre essa temática no contexto educacional, assim como aconteceu no curso de Pedagogia da PUC Goiás. |
Palavras-chave: | Educação do campo Movimentos sociais Educação Escola Formação de Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7904 |
Data do documento: | 17-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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