PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeloso, Claudineia Feitosa Gaiapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-25T13:08:35Z-
dc.date.available2024-06-25T13:08:35Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7904-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação do campo: uma proposta emancipadora de formação humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro Junior, Nelsonpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática “A Educação do campo e a sua proposta educativa”. Ele visa discutir a realidade da educação do campo, em sua historicidade, e analisar sua proposta educacional, bem como refletir sobre os desafios na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que reúne teóricos relevantes para a discussão da temática em questão, como Caldart (2000, 2002, 2009, 2012); Arroyo e Fernandes (1999); Silva, Almeida, Loures (2019); Kolling, Cerioli, Caldart (2002); Schneider (2020), entre outros. Neste trabalho, discute-se que a educação do campo tem origem na luta de movimentos sociais do campo pela terra, tendo como protagonista o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Junto à defesa social dos movimentos pela terra, este estudo também busca mostrar que o direito à educação deve ser estendido a todas as comunidades camponesas. Trata-se, portanto, da afirmação de uma educação que aconteça no espaço do campo, para os povos do campo, que é uma educação alicerçada nas práticas sociais das comunidades rurais, valorizando as culturas e seus saberes. Neste estudo, a educação é concebida como processo de formação humana, caracterizando-se por ser ampla e emancipadora. A escola é mais que escola, porque não se deve separar educação e trabalho, educação e produção, educação e cultura, educação e justiça social, de modo que a construção de conhecimentos esteja comprometida com o projeto socioeconômico de desenvolvimento dos povos do campo. A formação de professores é discutida como um desafio necessário para viabilização do que se concebe como educação do campo. Considera-se que o estudo realizado contribuiu para um entendimento mais aprofundado das especificidades da educação do campo e que ele pode impulsionar novas reflexões e/ou debates sobre essa temática no contexto educacional, assim como aconteceu no curso de Pedagogia da PUC Goiás.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2924616508103478pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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