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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Veloso, Claudineia Feitosa Gaia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T13:08:35Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T13:08:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7904 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Educação do campo: uma proposta emancipadora de formação humana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro Junior, Nelson | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática “A Educação do campo e a sua proposta educativa”. Ele visa discutir a realidade da educação do campo, em sua historicidade, e analisar sua proposta educacional, bem como refletir sobre os desafios na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que reúne teóricos relevantes para a discussão da temática em questão, como Caldart (2000, 2002, 2009, 2012); Arroyo e Fernandes (1999); Silva, Almeida, Loures (2019); Kolling, Cerioli, Caldart (2002); Schneider (2020), entre outros. Neste trabalho, discute-se que a educação do campo tem origem na luta de movimentos sociais do campo pela terra, tendo como protagonista o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Junto à defesa social dos movimentos pela terra, este estudo também busca mostrar que o direito à educação deve ser estendido a todas as comunidades camponesas. Trata-se, portanto, da afirmação de uma educação que aconteça no espaço do campo, para os povos do campo, que é uma educação alicerçada nas práticas sociais das comunidades rurais, valorizando as culturas e seus saberes. Neste estudo, a educação é concebida como processo de formação humana, caracterizando-se por ser ampla e emancipadora. A escola é mais que escola, porque não se deve separar educação e trabalho, educação e produção, educação e cultura, educação e justiça social, de modo que a construção de conhecimentos esteja comprometida com o projeto socioeconômico de desenvolvimento dos povos do campo. A formação de professores é discutida como um desafio necessário para viabilização do que se concebe como educação do campo. Considera-se que o estudo realizado contribuiu para um entendimento mais aprofundado das especificidades da educação do campo e que ele pode impulsionar novas reflexões e/ou debates sobre essa temática no contexto educacional, assim como aconteceu no curso de Pedagogia da PUC Goiás. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2924616508103478 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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