PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência do marketing e dos supermercados nas compras de alimentos: uma revisão de literatura
Autor(es): Campos, Natália da Silva
Primeiro Orientador: Pontes, Angelita Evaristo Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barbosa, Larissa Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pontes, Angelita Evaristo Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Nair Augusta de Araújo Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Flavia
Resumo: Resumo: Os supermercados são os locais mais procurados para a aquisição de alimentos, no entanto, dispõem de grande quantidade de produtos ultraprocessados. Este estudo teve o intuito de identificar a influência do marketing e dos supermercados nas compras de alimentos pelos consumidores. Foi realizada uma revisão da literatura, com busca de artigos científicos publicados no período de 2011 a 2023. Foram encontrados 11 artigos. A amostra foi constituída por 1.564 consumidores e foram avaliados 86.610 itens alimentares, nove produtos e 20 supermercados. Os estudos analisados discutiam tanto as estratégias de marketing dos supermercados, como os produtos sugeridos em encartes, levando em consideração o nível de processamento dos alimentos segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Sendo assim, foi possível concluir que as estratégias de marketing mais utilizadas pelos supermercados foram: preços, promoções e localização. Também foi verificado que os encartes divulgados pelos estabelecimentos que comercializam alimentos promovem com frequência produtos ultraprocessados, principalmente iogurtes aromatizados, os quais devem ser evitados conforme as recomendações nutricionais. Palavras-chave: Supermercados. Saúde. Marketing. Preço. Promoção. Encarte.
Abstract: Abstract: Supermarkets are the most sought after places to buy food, however, they have a large amount of ultra-processed products. This study aimed to identify the influence of marketing and supermarkets on food purchases by consumers. A literature review was conducted, searching for scientific articles published in the period from 2011 to 2023. A total of 11 articles were found. The sample consisted of 1,564 consumers and 86,610 food items, nine products and 20 supermarkets were evaluated. The studies analyzed discussed both the marketing strategies of the supermarkets, as well as the products suggested in inserts, taking into account the level of food processing according to the Food Guide for the Brazilian Population. Thus, it was possible to conclude that the marketing strategies most used by supermarkets were: prices, promotions and location. It was also found that the inserts published by establishments that sell food often promote ultra-processed products, especially flavored yogurts, which should be avoided according to nutritional recommendations. Key Words: Supermarkets. Health. Marketing. Price. Promotion. Insert.
Palavras-chave: Supermercados
Saúde
Marketing
Preço
Promoção
Encarte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7214
Data do documento: 13-Dez-2023
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