PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Natália da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T02:26:41Z-
dc.date.available2023-12-21T02:26:41Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7214-
dc.description.abstractAbstract: Supermarkets are the most sought after places to buy food, however, they have a large amount of ultra-processed products. This study aimed to identify the influence of marketing and supermarkets on food purchases by consumers. A literature review was conducted, searching for scientific articles published in the period from 2011 to 2023. A total of 11 articles were found. The sample consisted of 1,564 consumers and 86,610 food items, nine products and 20 supermarkets were evaluated. The studies analyzed discussed both the marketing strategies of the supermarkets, as well as the products suggested in inserts, taking into account the level of food processing according to the Food Guide for the Brazilian Population. Thus, it was possible to conclude that the marketing strategies most used by supermarkets were: prices, promotions and location. It was also found that the inserts published by establishments that sell food often promote ultra-processed products, especially flavored yogurts, which should be avoided according to nutritional recommendations. Key Words: Supermarkets. Health. Marketing. Price. Promotion. Insert.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectPromoçãopt_BR
dc.subjectEncartept_BR
dc.titleA influência do marketing e dos supermercados nas compras de alimentos: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Angelita Evaristo Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346421300919812pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Larissa Silvapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1848770391766760pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Angelita Evaristo Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346421300919812pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Nair Augusta de Araújo Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0400028585760993pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Flaviapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0682090279313060pt_BR
dc.description.resumoResumo: Os supermercados são os locais mais procurados para a aquisição de alimentos, no entanto, dispõem de grande quantidade de produtos ultraprocessados. Este estudo teve o intuito de identificar a influência do marketing e dos supermercados nas compras de alimentos pelos consumidores. Foi realizada uma revisão da literatura, com busca de artigos científicos publicados no período de 2011 a 2023. Foram encontrados 11 artigos. A amostra foi constituída por 1.564 consumidores e foram avaliados 86.610 itens alimentares, nove produtos e 20 supermercados. Os estudos analisados discutiam tanto as estratégias de marketing dos supermercados, como os produtos sugeridos em encartes, levando em consideração o nível de processamento dos alimentos segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Sendo assim, foi possível concluir que as estratégias de marketing mais utilizadas pelos supermercados foram: preços, promoções e localização. Também foi verificado que os encartes divulgados pelos estabelecimentos que comercializam alimentos promovem com frequência produtos ultraprocessados, principalmente iogurtes aromatizados, os quais devem ser evitados conforme as recomendações nutricionais. Palavras-chave: Supermercados. Saúde. Marketing. Preço. Promoção. Encarte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Natália VERSÃO FINAL 2023-2.docx75,51 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador