PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Novos hábitos de consumo da geração alpha e o impacto nas estratégias de marketing e comunicação das marcas de luxo
Autor(es): Bernardes, Paulo Afonso Romualdo Alarcão
Primeiro Orientador: Miranda, Francielle Felipe Faria de
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee2: Rosenzweig, Patrícia Quitero
Resumo: Este estudo apresenta uma análise sobre a adaptação das marcas de luxo aos novos hábitos de consumo da Geração Alpha, composta por crianças nascidas a partir de 2010. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados acadêmicas e fontes oficiais das marcas Louis Vuitton, Gucci, Coperni e Miu Miu, foi possível coletar informações relevantes sobre o assunto. Como método de análise, a pesquisa qualitativa analisou as campanhas e desfiles das marcas supracitadas, tendo como critério aspectos sobre o uso das tecnologias e uso do recorte de gênero e sexualidade no posicionamento de marca e branding para construção do conceito de luxo. Os autores utilizados foram McKinsey & Company (2020); Deloitte (2020); Kapferer e Bastien (2009). Os resultados indicam que as marcas de luxo precisam se adaptar aos novos hábitos da Geração Alpha, que valoriza a transparência, a autenticidade e a sustentabilidade. Além disso, as crianças dessa geração têm forte influência no processo de compra de seus pais, o que significa que as marcas precisam considerar a opinião das crianças em suas estratégias de marketing. Os estudos de caso das marcas analisadas mostram ser possível adotar práticas sustentáveis, investir em tecnologia e oferecer experiências de compra diferenciadas para atender aos novos hábitos de consumo da Geração Alpha.
Palavras-chave: Geração Alpha
Marcas de luxo
Sustentabilidade
Tecnologia
Experiência de compra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6958
Data do documento: 29-Nov-2023
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