PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldade ao acesso do ensino superior no Brasil de 2015 a 2020: qual a importância do sistema de políticas públicas para qualidade e acessibilidade à educação?
Autor(es): Almeida, Arthur de
Primeiro Orientador: Moi, Fernanda de Paula Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: A educação no Brasil é alvo de muita pesquisa, é um dos Diretos sociais da população brasileira, sendo extremamente importante no processo de formação de indivíduos, para a democracia, avanços na economia, para melhorar o convívio social, sendo muito benéfica para o país em seu todo. Investir em políticas públicas, voltada para garantia do acesso e principalmente na área de Educação, seja aos ensinos de bases ou ensino superior, este último sendo foco do nosso trabalho, um direito com garantia constitucional sendo dever de o Estado fornecer e favorecer o acesso ao ensino sendo por meio da educação que diminuímos as desigualdades, desemprego, criminalidade e discriminação. Sendo de suma importância as políticas públicas para garantia destes diretos e, bem assim, para o desenvolvimento da pessoa e ao exercício dos demais direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. A Constituição Federal de 1988 é detalhista em relação ao direto à educação. São mais de vinte previsões que estabelecem diretrizes, limites e princípios gerais, recursos e meios a serem adotados.
Palavras-chave: Acesso à educação
Ensino de nível superior como direito
Políticas públicas para a educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6344
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Arthur de Almeida.pdf515,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador