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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6294
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA |
Autor(es): | Cavalcante, Deyse |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Julenice Alves da |
Resumo: | A seguinte pesquisa realiza um estudo bibliográfico e documental, na busca de conceitos e documentos legais para a construção teórica sobre o transtorno do espectro do autismo e a inclusão escolar, o objetivo é refletir sobre os principais pontos desta inserção inicial, as limitações, características, entre outras. Apesar das dificuldades de comunicação e ações cognitivas das crianças autistas, as experiências de profissionais comprometidos e capacitados têm mostrado que o processo de ensino poderá levar muito tempo, contudo, a escolarização dessas crianças poderá se tornar efetiva, o que deve ser trabalhado desde os primeiros momentos, requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores e da sociedade, dada a importância desta inserção inicial para a vida escolar da criança autista. No presente estudo foram selecionados autores que enfocam a ação de incluir as crianças para dialogar sobre como ela acontece e quais os processos necessários a serem norteadores da prática dos profissionais da educação, tendo em mente a responsabilidade que é dada a escola. A escola recebe uma criança com dificuldades em se relacionar, seguir regras sociais e se adaptar ao novo ambiente. Esse comportamento é logo confundido com falta de educação e limite. Os profissionais da educação não são preparados para lidar com crianças autistas e a escassez de bibliografias apropriadas dificulta o acesso à informação na área. Mantoan (2007) afirma que a escola tem papel importante na investigação diagnóstica, uma vez que é o primeiro lugar de interação social da criança separada de seus familiares. É onde a criança vai ter maior dificuldade em se adaptar às regras sociais - o que é muito difícil para um autista. O aluno com o TEA aprende. Essas são as primeiras ideias que queremos enfatizar neste pequeno texto. A aprendizagem é característica do ser humano. O ensino e aprendizagem são dois movimentos que se ligam na construção do conhecimento. É uma construção dialógica e não interpretativa; expressão imanente da nossa humanidade, que abarca também o aprendente com autismo, (CARNEIRO, 2007). O indivíduo com autismo encontra uma série de dificuldades ao ingressar na escola regular. Conforme Carvalho (2004) e Sassaki (2006), essas dificuldades passam a fazer parte da rotina dos professores e da escola como um todo e uma maneira de melhorar a adaptação e, consequentemente, obter a diminuição dessa contingência trazida pela criança e promover sua aprendizagem é adaptar o currículo. |
Palavras-chave: | Processo de inclusão escolar Transtorno em criança com espectro autista Currículo e escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6294 |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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