PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6294
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA
Autor(es): Cavalcante, Deyse
Primeiro Orientador: Oliveira, Antônio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Antônio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Julenice Alves da
Resumo: A seguinte pesquisa realiza um estudo bibliográfico e documental, na busca de conceitos e documentos legais para a construção teórica sobre o transtorno do espectro do autismo e a inclusão escolar, o objetivo é refletir sobre os principais pontos desta inserção inicial, as limitações, características, entre outras. Apesar das dificuldades de comunicação e ações cognitivas das crianças autistas, as experiências de profissionais comprometidos e capacitados têm mostrado que o processo de ensino poderá levar muito tempo, contudo, a escolarização dessas crianças poderá se tornar efetiva, o que deve ser trabalhado desde os primeiros momentos, requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores e da sociedade, dada a importância desta inserção inicial para a vida escolar da criança autista. No presente estudo foram selecionados autores que enfocam a ação de incluir as crianças para dialogar sobre como ela acontece e quais os processos necessários a serem norteadores da prática dos profissionais da educação, tendo em mente a responsabilidade que é dada a escola. A escola recebe uma criança com dificuldades em se relacionar, seguir regras sociais e se adaptar ao novo ambiente. Esse comportamento é logo confundido com falta de educação e limite. Os profissionais da educação não são preparados para lidar com crianças autistas e a escassez de bibliografias apropriadas dificulta o acesso à informação na área. Mantoan (2007) afirma que a escola tem papel importante na investigação diagnóstica, uma vez que é o primeiro lugar de interação social da criança separada de seus familiares. É onde a criança vai ter maior dificuldade em se adaptar às regras sociais - o que é muito difícil para um autista. O aluno com o TEA aprende. Essas são as primeiras ideias que queremos enfatizar neste pequeno texto. A aprendizagem é característica do ser humano. O ensino e aprendizagem são dois movimentos que se ligam na construção do conhecimento. É uma construção dialógica e não interpretativa; expressão imanente da nossa humanidade, que abarca também o aprendente com autismo, (CARNEIRO, 2007). O indivíduo com autismo encontra uma série de dificuldades ao ingressar na escola regular. Conforme Carvalho (2004) e Sassaki (2006), essas dificuldades passam a fazer parte da rotina dos professores e da escola como um todo e uma maneira de melhorar a adaptação e, consequentemente, obter a diminuição dessa contingência trazida pela criança e promover sua aprendizagem é adaptar o currículo.
Palavras-chave: Processo de inclusão escolar
Transtorno em criança com espectro autista
Currículo e escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6294
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AE Monografia Deyse Cavalcante.pdf349,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador