PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Deysept_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T17:08:15Z-
dc.date.available2023-07-03T17:08:15Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6294-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de inclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno em criança com espectro autistapt_BR
dc.subjectCurrículo e escolapt_BR
dc.titleO processo de inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Julenice Alves dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171643393577694pt_BR
dc.description.resumoA seguinte pesquisa realiza um estudo bibliográfico e documental, na busca de conceitos e documentos legais para a construção teórica sobre o transtorno do espectro do autismo e a inclusão escolar, o objetivo é refletir sobre os principais pontos desta inserção inicial, as limitações, características, entre outras. Apesar das dificuldades de comunicação e ações cognitivas das crianças autistas, as experiências de profissionais comprometidos e capacitados têm mostrado que o processo de ensino poderá levar muito tempo, contudo, a escolarização dessas crianças poderá se tornar efetiva, o que deve ser trabalhado desde os primeiros momentos, requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores e da sociedade, dada a importância desta inserção inicial para a vida escolar da criança autista. No presente estudo foram selecionados autores que enfocam a ação de incluir as crianças para dialogar sobre como ela acontece e quais os processos necessários a serem norteadores da prática dos profissionais da educação, tendo em mente a responsabilidade que é dada a escola. A escola recebe uma criança com dificuldades em se relacionar, seguir regras sociais e se adaptar ao novo ambiente. Esse comportamento é logo confundido com falta de educação e limite. Os profissionais da educação não são preparados para lidar com crianças autistas e a escassez de bibliografias apropriadas dificulta o acesso à informação na área. Mantoan (2007) afirma que a escola tem papel importante na investigação diagnóstica, uma vez que é o primeiro lugar de interação social da criança separada de seus familiares. É onde a criança vai ter maior dificuldade em se adaptar às regras sociais - o que é muito difícil para um autista. O aluno com o TEA aprende. Essas são as primeiras ideias que queremos enfatizar neste pequeno texto. A aprendizagem é característica do ser humano. O ensino e aprendizagem são dois movimentos que se ligam na construção do conhecimento. É uma construção dialógica e não interpretativa; expressão imanente da nossa humanidade, que abarca também o aprendente com autismo, (CARNEIRO, 2007). O indivíduo com autismo encontra uma série de dificuldades ao ingressar na escola regular. Conforme Carvalho (2004) e Sassaki (2006), essas dificuldades passam a fazer parte da rotina dos professores e da escola como um todo e uma maneira de melhorar a adaptação e, consequentemente, obter a diminuição dessa contingência trazida pela criança e promover sua aprendizagem é adaptar o currículo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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