Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Interação social e desenvolvimento infantil |
Autor(es): | Lima, Noemi Nascimento Ribeiro de |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Mardônio Pereira da |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática interação social e desenvolvimento infantil, propõe investigar qual a importância e como a interação social contribui para o desenvolvimento da criança e analisar a relação desenvolvimento, aprendizagem e educação. O estudo tem como objetivo discutir o papel da interação social no processo de desenvolvimento da criança e suas implicações na relação ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico tendo como principal referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky. No quadro de referências destaca-se: Sirgado (2000); Leontiev et al. (2005); Coll, Palácios, Marchusi (1996); Papalia, Martorel (2022); Rego (1995). Compreende-se que é de suma importância entender a influência das interações sociais no processo de desenvolvimento da criança e na relação de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento infantil se dá por intermédio das relações que a criança tem com as pessoas no meio social a qual ela está inserida, é através dessas relações que ela se constitui como um indivíduo humano, um ser sócio-histórico. Portanto, para que esse processo ocorra é importante que a criança esteja inserida em ambientes que favoreçam essa interação, e de acordo com as pesquisas realizadas nesse trabalho, o aprendizado é fator que impulsiona o desenvolvimento. Mediante isso, conclui-se que o ambiente escolar é um espaço privilegiado para a criança interagir socialmente, aprender e desenvolver psicointelectualmente. |
Palavras-chave: | Interação social Desenvolvimento infantil Ensino e aprendizagem Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259 |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Noemi Nacimento Ribeiro da Silva.pdf | 423,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador