PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interação social e desenvolvimento infantil
Autor(es): Lima, Noemi Nascimento Ribeiro de
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mardônio Pereira da
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática interação social e desenvolvimento infantil, propõe investigar qual a importância e como a interação social contribui para o desenvolvimento da criança e analisar a relação desenvolvimento, aprendizagem e educação. O estudo tem como objetivo discutir o papel da interação social no processo de desenvolvimento da criança e suas implicações na relação ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico tendo como principal referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky. No quadro de referências destaca-se: Sirgado (2000); Leontiev et al. (2005); Coll, Palácios, Marchusi (1996); Papalia, Martorel (2022); Rego (1995). Compreende-se que é de suma importância entender a influência das interações sociais no processo de desenvolvimento da criança e na relação de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento infantil se dá por intermédio das relações que a criança tem com as pessoas no meio social a qual ela está inserida, é através dessas relações que ela se constitui como um indivíduo humano, um ser sócio-histórico. Portanto, para que esse processo ocorra é importante que a criança esteja inserida em ambientes que favoreçam essa interação, e de acordo com as pesquisas realizadas nesse trabalho, o aprendizado é fator que impulsiona o desenvolvimento. Mediante isso, conclui-se que o ambiente escolar é um espaço privilegiado para a criança interagir socialmente, aprender e desenvolver psicointelectualmente.
Palavras-chave: Interação social
Desenvolvimento infantil
Ensino e aprendizagem
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Noemi Nacimento Ribeiro da Silva.pdf423,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador