PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Noemi Nascimento Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T19:37:04Z-
dc.date.available2023-06-30T19:37:04Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInteração social e desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mardônio Pereira dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859418160324890pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática interação social e desenvolvimento infantil, propõe investigar qual a importância e como a interação social contribui para o desenvolvimento da criança e analisar a relação desenvolvimento, aprendizagem e educação. O estudo tem como objetivo discutir o papel da interação social no processo de desenvolvimento da criança e suas implicações na relação ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico tendo como principal referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky. No quadro de referências destaca-se: Sirgado (2000); Leontiev et al. (2005); Coll, Palácios, Marchusi (1996); Papalia, Martorel (2022); Rego (1995). Compreende-se que é de suma importância entender a influência das interações sociais no processo de desenvolvimento da criança e na relação de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento infantil se dá por intermédio das relações que a criança tem com as pessoas no meio social a qual ela está inserida, é através dessas relações que ela se constitui como um indivíduo humano, um ser sócio-histórico. Portanto, para que esse processo ocorra é importante que a criança esteja inserida em ambientes que favoreçam essa interação, e de acordo com as pesquisas realizadas nesse trabalho, o aprendizado é fator que impulsiona o desenvolvimento. Mediante isso, conclui-se que o ambiente escolar é um espaço privilegiado para a criança interagir socialmente, aprender e desenvolver psicointelectualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Noemi Nacimento Ribeiro da Silva.pdf423,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador