Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Noemi Nascimento Ribeiro de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T19:37:04Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T19:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6259 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Interação social e desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mardônio Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859418160324890 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática interação social e desenvolvimento infantil, propõe investigar qual a importância e como a interação social contribui para o desenvolvimento da criança e analisar a relação desenvolvimento, aprendizagem e educação. O estudo tem como objetivo discutir o papel da interação social no processo de desenvolvimento da criança e suas implicações na relação ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico tendo como principal referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky. No quadro de referências destaca-se: Sirgado (2000); Leontiev et al. (2005); Coll, Palácios, Marchusi (1996); Papalia, Martorel (2022); Rego (1995). Compreende-se que é de suma importância entender a influência das interações sociais no processo de desenvolvimento da criança e na relação de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento infantil se dá por intermédio das relações que a criança tem com as pessoas no meio social a qual ela está inserida, é através dessas relações que ela se constitui como um indivíduo humano, um ser sócio-histórico. Portanto, para que esse processo ocorra é importante que a criança esteja inserida em ambientes que favoreçam essa interação, e de acordo com as pesquisas realizadas nesse trabalho, o aprendizado é fator que impulsiona o desenvolvimento. Mediante isso, conclui-se que o ambiente escolar é um espaço privilegiado para a criança interagir socialmente, aprender e desenvolver psicointelectualmente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Noemi Nacimento Ribeiro da Silva.pdf | 423,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador