PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Introdução alimentar com Baby-Led Weaning (BLW) para o desenvolvimento da autonomia e interação familiar
Autor(es): Dias, Isadora Tavares
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Daniela Canuto
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Marta Isabel Valente Augusto Moraes Campos Nunes
Resumo: Objetivos: revisar achados científicos que relacionem a estratégia de introdução alimentar Baby Led-Weaning (BLW) com o desenvolvimento da autonomia da criança e a interação familiar. Métodos: foi realizada revisão bibliográfica de literatura do tipo narrativa, com busca nas bases de dados PubMed, Scielo e Google acadêmico, utilizando os seguintes descritores: BLW, food introduction, baby-led weaning, traditional method, food autonomy, introdução alimentar, crianças, método tradicional, autonomia alimentar e nutrição comportamental. Foram selecionados artigos dos últimos 10 anos. Resultados: o BLW foi relacionado a maior autonomia da criança, por promover maior independência alimentar, ampliação da dieta com novas texturas e sabores, maior ingestão de vegetais como primeiro alimento, responsividade à saciedade e prazer ao comer. Observou-se que o ambiente da refeição, incluindo a conduta postural e emocional dos cuidadores, pode causar estímulos com ações promissoras ou danosas. Para facilitar a interação familiar, é importante realizar as refeições em conjunto, com a mesma oferta de alimentos e horários. Esse método pode contribuir com a atenção plena no ato de comer, aumentando a conscientização alimentar e o reconhecimento do nível de fome física. Conclusões: é fundamental importância maior conhecimento dos cuidadores sobre o método de BLW, a fim de possibilitar convivência afetiva familiar favorável e autonomia, ajudando no desenvolvimento psicomotor da criança.
Palavras-chave: Autonomia pessoal
Personal autonomy
Comer com atenção plena
Relações familiares
Nutrição do lactente
Métodos de alimentação
Mindful eating
Family relations
Infant death
Feeding methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5838
Data do documento: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isadora .pdf270,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Isadora Tavares Dias .docx80,28 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador