PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Isadora Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-23T11:51:34Z-
dc.date.available2023-06-23T11:51:34Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5838-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia pessoalpt_BR
dc.subjectPersonal autonomypt_BR
dc.subjectComer com atenção plena-
dc.subjectRelações familiares-
dc.subjectNutrição do lactente-
dc.subjectMétodos de alimentação-
dc.subjectMindful eating-
dc.subjectFamily relations-
dc.subjectInfant death-
dc.subjectFeeding methods-
dc.titleIntrodução alimentar com Baby-Led Weaning (BLW) para o desenvolvimento da autonomia e interação familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Vanessa Roriz Ferreira dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614847069625468pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Daniela Canutopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3323963212711180pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Marta Isabel Valente Augusto Moraes Campos Nunespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185492712493312pt_BR
dc.description.resumoObjetivos: revisar achados científicos que relacionem a estratégia de introdução alimentar Baby Led-Weaning (BLW) com o desenvolvimento da autonomia da criança e a interação familiar. Métodos: foi realizada revisão bibliográfica de literatura do tipo narrativa, com busca nas bases de dados PubMed, Scielo e Google acadêmico, utilizando os seguintes descritores: BLW, food introduction, baby-led weaning, traditional method, food autonomy, introdução alimentar, crianças, método tradicional, autonomia alimentar e nutrição comportamental. Foram selecionados artigos dos últimos 10 anos. Resultados: o BLW foi relacionado a maior autonomia da criança, por promover maior independência alimentar, ampliação da dieta com novas texturas e sabores, maior ingestão de vegetais como primeiro alimento, responsividade à saciedade e prazer ao comer. Observou-se que o ambiente da refeição, incluindo a conduta postural e emocional dos cuidadores, pode causar estímulos com ações promissoras ou danosas. Para facilitar a interação familiar, é importante realizar as refeições em conjunto, com a mesma oferta de alimentos e horários. Esse método pode contribuir com a atenção plena no ato de comer, aumentando a conscientização alimentar e o reconhecimento do nível de fome física. Conclusões: é fundamental importância maior conhecimento dos cuidadores sobre o método de BLW, a fim de possibilitar convivência afetiva familiar favorável e autonomia, ajudando no desenvolvimento psicomotor da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICApt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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