PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5378
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto da dieta na saúde do atleta de fisiculturismo
Autor(es): Medeiros, Victória Lopes
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marina Fernandes Barros de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Nagi Hanna Salm
Resumo: Introdução: O fisiculturismo é um esporte de alto rendimento em que a aparência física do atleta, que busca um alto índice de massa muscular com o menor percentual de gordura corporal possível. Objetivo: Avaliar o impacto das estratégias nutricionais na saúde do atleta de fisiculturismo, por meio de uma revisão de literatura. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão de literatura do tipo narrativa, realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, Medline e Periódicos CAPES, por meio dos seguintes descritores: “bodybuilding and diet”, “bodybuilding and healthy”, “food, strategy”, nos últimos 10 anos. Resultados: Os artigos selecionados avaliaram a dieta, saúde mental, exames bioquímicos, frequência cardíaca, dor muscular e microbiota intestinal. Os principais resultados encontrados foram transtornos alimentares (compulsão alimentar e bulimia nervosa), insatisfação corporal, dismorfia muscular e práticas extremas de modificação corporal. A fase pré-contest, caracterizada pela etapa mais restritiva da competição, se relacionou com níveis de estresse importantes, desgaste físico e mental. Além disso, também foi analisado alterações bioquimicas, impactos na variabilidade da frequência cardíaca e carências nutricionais. Conclusão: Esse estudo demonstrou um impacto negativo na saúde dos atletas de fisiculturismo, com relatos na literatura científica de maior risco de transtornos alimentares e psicológicos, alterações bioquímicas e níveis de estresse aumentando, especialmente em decorrência do período de preparo que antecede a competição.
Palavras-chave: Saúde
Dieta
Atleta
Risco a saúde
Exercício
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5378
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Victória Lopes Medeiros.docx57,95 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador