PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5377
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do consumo de probióticos na microbiota intestinal em crianças e adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Pinto, Ana Clara Viana Dantas
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marina Fernandes Barros de
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Carla Carolina Batista
Resumo: Introdução: O ganho de peso excessivo está associado à composição da microbiota intestinal. A alimentação e o uso de probióticos podem contribuir para a modulação da microbiota e a perda de peso corporal. Objetivo: avaliar o efeito do consumo de probióticos na microbiota intestinal de crianças e adolescentes com excesso de peso. Materiais e Métodos: revisão bibliográfica, por meio das bases de dados PubMed e SciELO, nos últimos 10 anos, em português e em inglês, utilizando os descritores obesity, probiotics, gastrintestinal microbiome, child, adolescent, overweight. Resultados: O tempo de intervenção dos estudos variou entre 04 a 13 semanas de duração. Ao todo, foram utilizadas 14 diferentes cepas de probióticos no grupo intervenção. Os principais resultados encontrados foram redução de diversos parâmetros, tais como peso, índice de massa corporal, dobras cutâneas, circunferência da cintura e do quadril, glicemia, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de baixa densidade, bem como aumento da família Rikenellaceae e do gênero Alistipes. Discussão: Os microrganismos da microbiota intestinal atuam como colaboradores em diversos processos fisiológicos e metabólicos, tais como a motilidade intestinal, regulação da adiponectina, grelina, glicemia e dos níveis de colesterolemia. Conclusão: Foram observados benefícios relacionados aos marcadores da obesidade, com o uso de probióticos em crianças e adolescentes, especialmente redução no perfil lipídico e nos parâmetros antropométricos. Além disso, constatou-se aumento de bactérias benéficas na microbiota intestinal.
Palavras-chave: Obesidade
Probióticos
Microbioma gastrointestinal
Criança e adolescente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5377
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Clara Viana Dantas Pinto .docx70,76 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador