PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5173
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing digital e ciência de dados: recomendações de produtos
Autor(es): Soares, Douglas de Oliveira
Primeiro Orientador: Nunes, Angélica da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Abadia, Fernando Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Solange da
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ciência de dados tem um papel importante dentro de uma empresa. O trabalho é focado na ciência de dados e sua correlação com o marketing muito direcionado para o marketing digital. O Marketing 5.0 possui como principal pilar o direcionamento por dados, no qual as ações realizadas dentro da empresa estão embasadas na análise de dados internos. Uma das realizações da ciência de dados que podem impactar o melhor direcionamento do marketing de uma empresa do ramo comercial é a utilização de processos de recomendações de compra embasados nas regras de associação. Para a implementação deste caso foi criado um site de um mercado de pequeno porte no qual através de um algoritmo muito conhecido na área de ciência de dados chamado de Apriori, este foi capaz de oferecer recomendações de compra de outros itens de acordo com métodos estatísticas das correlações de conjuntos de itens. Como resultado, foi possível identificar os itens que possuem uma associação de acordo com o suporte e confiança mínimas definidas e em seguida criar esse vínculo de associações entre os produtos, podendo assim criar campanhas e estratégias de marketing voltadas para essas associações.
Abstract: The objective of this work is to demonstrate how data science plays an important role within a company. The work is focused on data science and its understanding with marketing very focused on digital marketing. Marketing 5.0 has as its main pillar data-driven, in which the actions carried out within the company are based on the analysis of internal data. One of the data science sensations that can impact the best marketing targeting of a commercial company is the use of purchase recommendation processes based on association rules. For the implementation of this case, a website of a small market was created in which, through a well-known algorithm in the area of data science called Apriori, it was able to recommend the purchase of other items according to statistical methods of correlations of item sets. As a result, it was possible to identify the items that have an association according to the defined minimum support and confidence and then create this associations between the products, thus being able to create campaigns and marketing strategies met for these associations.
Palavras-chave: Ciência de dados
Marketing digital
Marketing direcionado por dados
Regras de associação
Apriori
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5173
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Douglas de Oliveira Soares.pdf6,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador