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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação inclusiva e os desafios da escola |
Autor(es): | Guimarães, Thaliane Cristina Alves |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Eliane |
Resumo: | O presente trabalho trata da temática da educação inclusiva, propõe investigar como as escolas brasileiras têm sido desafiadas com o processo de inclusão e como as diferenças são tratadas no contexto escolar. Visa conhecer e analisar os desafios postos a escola por esse processo de inclusão e avaliar como a inclusão escolar pode propiciar um ambiente em que as diferenças podem ser reconhecidas e como o paradigma da inclusão escolar pode ser um veículo de transformação da sociedade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que contou com um quadro de referências relevantes como: Glat (1995); Mantoan (2006, 2015); Rodrigues (2000); Sawaia (2001); Santos et al. (2010). A inclusão escolar vem sendo um tema recorrente no contexto educacional brasileiro, apesar disso, o processo de inclusão está em curso num movimento histórico de fluxos e refluxos. Por ser um tema que traz dúvidas, gera polêmicas e apresenta posições diferentes se torna necessário haver mais discussões, avaliações, analises e estudos. O processo de inclusão escolar tem contribuído para discussão sobre as diferenças como um modo de enfrentar a exclusão educacional e uma forma de democratizar a Educação. É um ponto de partida importante para que o direito a Educação seja realmente de todos. A implementação de um sistema educativo inclusivo não é uma tarefa fácil, existem muitos desafios para a efetivação de novos paradigmas que visam incluir todos. A Educação Inclusiva exige investimentos, uma abertura a diferença, uma escola apta a oferecer um currículo flexível e vinculado aos interesses individuais e sociais dos alunos, garantindo acessibilidade de locomoção, comunicação em suas dependências, desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às demandas individuais, para que assim, todos tenham condições de aprender e se desenvolver juntos. |
Palavras-chave: | Educação Inclusão Diferenças Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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