PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva e os desafios da escola
Autor(es): Guimarães, Thaliane Cristina Alves
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eliane
Resumo: O presente trabalho trata da temática da educação inclusiva, propõe investigar como as escolas brasileiras têm sido desafiadas com o processo de inclusão e como as diferenças são tratadas no contexto escolar. Visa conhecer e analisar os desafios postos a escola por esse processo de inclusão e avaliar como a inclusão escolar pode propiciar um ambiente em que as diferenças podem ser reconhecidas e como o paradigma da inclusão escolar pode ser um veículo de transformação da sociedade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que contou com um quadro de referências relevantes como: Glat (1995); Mantoan (2006, 2015); Rodrigues (2000); Sawaia (2001); Santos et al. (2010). A inclusão escolar vem sendo um tema recorrente no contexto educacional brasileiro, apesar disso, o processo de inclusão está em curso num movimento histórico de fluxos e refluxos. Por ser um tema que traz dúvidas, gera polêmicas e apresenta posições diferentes se torna necessário haver mais discussões, avaliações, analises e estudos. O processo de inclusão escolar tem contribuído para discussão sobre as diferenças como um modo de enfrentar a exclusão educacional e uma forma de democratizar a Educação. É um ponto de partida importante para que o direito a Educação seja realmente de todos. A implementação de um sistema educativo inclusivo não é uma tarefa fácil, existem muitos desafios para a efetivação de novos paradigmas que visam incluir todos. A Educação Inclusiva exige investimentos, uma abertura a diferença, uma escola apta a oferecer um currículo flexível e vinculado aos interesses individuais e sociais dos alunos, garantindo acessibilidade de locomoção, comunicação em suas dependências, desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às demandas individuais, para que assim, todos tenham condições de aprender e se desenvolver juntos.
Palavras-chave: Educação
Inclusão
Diferenças
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Thaliane Cristina Alves Guimarães.pdf405,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador