PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Thaliane Cristina Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T13:40:55Z-
dc.date.available2022-12-16T13:40:55Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDiferençaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleEducação inclusiva e os desafios da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elianept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911429138142758pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da temática da educação inclusiva, propõe investigar como as escolas brasileiras têm sido desafiadas com o processo de inclusão e como as diferenças são tratadas no contexto escolar. Visa conhecer e analisar os desafios postos a escola por esse processo de inclusão e avaliar como a inclusão escolar pode propiciar um ambiente em que as diferenças podem ser reconhecidas e como o paradigma da inclusão escolar pode ser um veículo de transformação da sociedade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que contou com um quadro de referências relevantes como: Glat (1995); Mantoan (2006, 2015); Rodrigues (2000); Sawaia (2001); Santos et al. (2010). A inclusão escolar vem sendo um tema recorrente no contexto educacional brasileiro, apesar disso, o processo de inclusão está em curso num movimento histórico de fluxos e refluxos. Por ser um tema que traz dúvidas, gera polêmicas e apresenta posições diferentes se torna necessário haver mais discussões, avaliações, analises e estudos. O processo de inclusão escolar tem contribuído para discussão sobre as diferenças como um modo de enfrentar a exclusão educacional e uma forma de democratizar a Educação. É um ponto de partida importante para que o direito a Educação seja realmente de todos. A implementação de um sistema educativo inclusivo não é uma tarefa fácil, existem muitos desafios para a efetivação de novos paradigmas que visam incluir todos. A Educação Inclusiva exige investimentos, uma abertura a diferença, uma escola apta a oferecer um currículo flexível e vinculado aos interesses individuais e sociais dos alunos, garantindo acessibilidade de locomoção, comunicação em suas dependências, desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às demandas individuais, para que assim, todos tenham condições de aprender e se desenvolver juntos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271342873747751pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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