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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Guimarães, Thaliane Cristina Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T13:40:55Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T13:40:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5047 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Diferenças | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva e os desafios da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Eliane | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5911429138142758 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata da temática da educação inclusiva, propõe investigar como as escolas brasileiras têm sido desafiadas com o processo de inclusão e como as diferenças são tratadas no contexto escolar. Visa conhecer e analisar os desafios postos a escola por esse processo de inclusão e avaliar como a inclusão escolar pode propiciar um ambiente em que as diferenças podem ser reconhecidas e como o paradigma da inclusão escolar pode ser um veículo de transformação da sociedade. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que contou com um quadro de referências relevantes como: Glat (1995); Mantoan (2006, 2015); Rodrigues (2000); Sawaia (2001); Santos et al. (2010). A inclusão escolar vem sendo um tema recorrente no contexto educacional brasileiro, apesar disso, o processo de inclusão está em curso num movimento histórico de fluxos e refluxos. Por ser um tema que traz dúvidas, gera polêmicas e apresenta posições diferentes se torna necessário haver mais discussões, avaliações, analises e estudos. O processo de inclusão escolar tem contribuído para discussão sobre as diferenças como um modo de enfrentar a exclusão educacional e uma forma de democratizar a Educação. É um ponto de partida importante para que o direito a Educação seja realmente de todos. A implementação de um sistema educativo inclusivo não é uma tarefa fácil, existem muitos desafios para a efetivação de novos paradigmas que visam incluir todos. A Educação Inclusiva exige investimentos, uma abertura a diferença, uma escola apta a oferecer um currículo flexível e vinculado aos interesses individuais e sociais dos alunos, garantindo acessibilidade de locomoção, comunicação em suas dependências, desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às demandas individuais, para que assim, todos tenham condições de aprender e se desenvolver juntos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2271342873747751 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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NC Monografia Thaliane Cristina Alves Guimarães.pdf | 405,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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