PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4978
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da educação para a construção do autorreconhecimento étnico-racial
Autor(es): Brito, Marcela de Souza
Primeiro Orientador: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “O papel da educação para a construção do autorreconhecimento étnico-racial”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral compreender o papel da educação para construção do autorreconhecimento étnico-racial. E adere como objetivos específicos: a) analisar a construção da identidade da população negra a partir da sua construção histórica, social e cultural; b) investigar de que maneira é estudado, discutido e pensado a questão étnico-racial nas instituições educacionais da educação básica e da educação superior e os processos de formação dos professores para trabalharem essa questão; e c) Reconhecer que a educação viabiliza o autorreconhecimento ao mesmo tempo em que se torna instrumento para capacitar o enfrentamento contra o preconceito no favorecimento do respeito das suas origens. A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento: De que forma a educação pode contribuir para a construção do autorreconhecimento étnico-racial? Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto para ampliação do papel social do pedagogo e da escola em demandas sociais. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisas bibliográficas, fundamentadas em referenciais teóricos que contribuem para uma melhor análise e investigação da temática ao longo de todo percurso estudado. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância da discussão sobre a temática visto que, a educação possibilita construir o reconhecimento de si como sujeito sócio-histórico e único no mundo, por meio da identificação e valorização dos aspectos que a constitui sua origem. Mas também, reforça a responsabilidade das instituições educacionais ao problematizar as realidades e desafios que a cultura negra enfrenta e a contribuição social que o professor tem ao falar sobre o assunto. É uma temática pouco discutida, mas que pode melhorar o convívio da sociedade levando em consideração que possa se trazer a diminuição de preconceitos e discriminações nas instituições escolares.
Palavras-chave: Educação
Autorreconhecimento
Étnico-racial
Respeito
Origens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4978
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MARCELA DE SOUZA BRITO.pdf594,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador