Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Marcela de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T16:04:03Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T16:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4978 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autorreconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Respeito | pt_BR |
dc.subject | Origens | pt_BR |
dc.title | O papel da educação para a construção do autorreconhecimento étnico-racial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4681160650808627 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “O papel da educação para a construção do autorreconhecimento étnico-racial”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral compreender o papel da educação para construção do autorreconhecimento étnico-racial. E adere como objetivos específicos: a) analisar a construção da identidade da população negra a partir da sua construção histórica, social e cultural; b) investigar de que maneira é estudado, discutido e pensado a questão étnico-racial nas instituições educacionais da educação básica e da educação superior e os processos de formação dos professores para trabalharem essa questão; e c) Reconhecer que a educação viabiliza o autorreconhecimento ao mesmo tempo em que se torna instrumento para capacitar o enfrentamento contra o preconceito no favorecimento do respeito das suas origens. A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento: De que forma a educação pode contribuir para a construção do autorreconhecimento étnico-racial? Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto para ampliação do papel social do pedagogo e da escola em demandas sociais. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisas bibliográficas, fundamentadas em referenciais teóricos que contribuem para uma melhor análise e investigação da temática ao longo de todo percurso estudado. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância da discussão sobre a temática visto que, a educação possibilita construir o reconhecimento de si como sujeito sócio-histórico e único no mundo, por meio da identificação e valorização dos aspectos que a constitui sua origem. Mas também, reforça a responsabilidade das instituições educacionais ao problematizar as realidades e desafios que a cultura negra enfrenta e a contribuição social que o professor tem ao falar sobre o assunto. É uma temática pouco discutida, mas que pode melhorar o convívio da sociedade levando em consideração que possa se trazer a diminuição de preconceitos e discriminações nas instituições escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MARCELA DE SOUZA BRITO.pdf | 594,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador