PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de jovens e adultos (EJA): uma reflexão sobre política, possibilidades e realidade
Autor(es): Jesus, Layanne Hevelyn Souza Matos de
Primeiro Orientador: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Renato Barros de
Resumo: Este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre as políticas educacionais direcionadas aos sujeitos e até onde vão os direitos do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Estado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa nas últimas décadas. Escolas e salas de aula fechadas por déficit de alunos. Esse foi um dos questionamentos diante da EJA que nos levaram a essa pesquisa. Buscando compreender a constituição da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade que compõe a Educação Brasileira, nos propomos a pesquisar quais os impactos das políticas públicas educacionais no processo de constituição desta modalidade e no processo de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos entendendo as condições sociais. Nessa direção, de cunho teórico e bibliográfico, o trabalho está estruturado em três tópicos. O primeiro trata do direito à educação, em que esta questão é situada no bojo dos principais marcos legais instituídos no mundo e no Brasil como algo fundamental. Na sequência, debate-se, mais precisamente, sobre as influências e possibilidades, ressaltando Paulo Freire um dos patronos da EJA e por fim um estudo científico com base em dados. Pôde-se inferir que a preocupação com a EJA estava diretamente relacionada com os níveis de alfabetização de jovens e adultos no país, sendo que o quadro de analfabetismo permanece alarmante. Portanto, entende-se que é necessário ampliar o sentido das políticas públicas da EJA na atualidade, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação, sendo que, a Educação de Jovens e Adultos vai muito além de alfabetizar.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos (EJA)
Política
Realidade
Realidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.LAYANNE.FINAL.pdf579,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.LAYANNE.pdfTermo de Consentimento de Publicação271,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador