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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação de jovens e adultos (EJA): uma reflexão sobre política, possibilidades e realidade |
Autor(es): | Jesus, Layanne Hevelyn Souza Matos de |
Primeiro Orientador: | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Renato Barros de |
Resumo: | Este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre as políticas educacionais direcionadas aos sujeitos e até onde vão os direitos do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Estado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa nas últimas décadas. Escolas e salas de aula fechadas por déficit de alunos. Esse foi um dos questionamentos diante da EJA que nos levaram a essa pesquisa. Buscando compreender a constituição da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade que compõe a Educação Brasileira, nos propomos a pesquisar quais os impactos das políticas públicas educacionais no processo de constituição desta modalidade e no processo de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos entendendo as condições sociais. Nessa direção, de cunho teórico e bibliográfico, o trabalho está estruturado em três tópicos. O primeiro trata do direito à educação, em que esta questão é situada no bojo dos principais marcos legais instituídos no mundo e no Brasil como algo fundamental. Na sequência, debate-se, mais precisamente, sobre as influências e possibilidades, ressaltando Paulo Freire um dos patronos da EJA e por fim um estudo científico com base em dados. Pôde-se inferir que a preocupação com a EJA estava diretamente relacionada com os níveis de alfabetização de jovens e adultos no país, sendo que o quadro de analfabetismo permanece alarmante. Portanto, entende-se que é necessário ampliar o sentido das políticas públicas da EJA na atualidade, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação, sendo que, a Educação de Jovens e Adultos vai muito além de alfabetizar. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos (EJA) Política Realidade Realidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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