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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Jesus, Layanne Hevelyn Souza Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T21:40:44Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T21:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Realidade | pt_BR |
dc.subject | Realidade | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos (EJA): uma reflexão sobre política, possibilidades e realidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Renato Barros de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre as políticas educacionais direcionadas aos sujeitos e até onde vão os direitos do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Estado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa nas últimas décadas. Escolas e salas de aula fechadas por déficit de alunos. Esse foi um dos questionamentos diante da EJA que nos levaram a essa pesquisa. Buscando compreender a constituição da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade que compõe a Educação Brasileira, nos propomos a pesquisar quais os impactos das políticas públicas educacionais no processo de constituição desta modalidade e no processo de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos entendendo as condições sociais. Nessa direção, de cunho teórico e bibliográfico, o trabalho está estruturado em três tópicos. O primeiro trata do direito à educação, em que esta questão é situada no bojo dos principais marcos legais instituídos no mundo e no Brasil como algo fundamental. Na sequência, debate-se, mais precisamente, sobre as influências e possibilidades, ressaltando Paulo Freire um dos patronos da EJA e por fim um estudo científico com base em dados. Pôde-se inferir que a preocupação com a EJA estava diretamente relacionada com os níveis de alfabetização de jovens e adultos no país, sendo que o quadro de analfabetismo permanece alarmante. Portanto, entende-se que é necessário ampliar o sentido das políticas públicas da EJA na atualidade, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação, sendo que, a Educação de Jovens e Adultos vai muito além de alfabetizar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA.LAYANNE.FINAL.pdf | 579,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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