PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Layanne Hevelyn Souza Matos de-
dc.date.accessioned2020-12-11T21:40:44Z-
dc.date.available2020-12-11T21:40:44Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/468-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos (EJA): uma reflexão sobre política, possibilidades e realidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoEste texto objetiva tecer algumas reflexões sobre as políticas educacionais direcionadas aos sujeitos e até onde vão os direitos do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Estado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa nas últimas décadas. Escolas e salas de aula fechadas por déficit de alunos. Esse foi um dos questionamentos diante da EJA que nos levaram a essa pesquisa. Buscando compreender a constituição da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade que compõe a Educação Brasileira, nos propomos a pesquisar quais os impactos das políticas públicas educacionais no processo de constituição desta modalidade e no processo de possibilitar o acesso e a permanência dos alunos entendendo as condições sociais. Nessa direção, de cunho teórico e bibliográfico, o trabalho está estruturado em três tópicos. O primeiro trata do direito à educação, em que esta questão é situada no bojo dos principais marcos legais instituídos no mundo e no Brasil como algo fundamental. Na sequência, debate-se, mais precisamente, sobre as influências e possibilidades, ressaltando Paulo Freire um dos patronos da EJA e por fim um estudo científico com base em dados. Pôde-se inferir que a preocupação com a EJA estava diretamente relacionada com os níveis de alfabetização de jovens e adultos no país, sendo que o quadro de analfabetismo permanece alarmante. Portanto, entende-se que é necessário ampliar o sentido das políticas públicas da EJA na atualidade, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação, sendo que, a Educação de Jovens e Adultos vai muito além de alfabetizar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.LAYANNE.FINAL.pdf579,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.LAYANNE.pdfTermo de Consentimento de Publicação271,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador