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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4619
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação antirracista na encruzilhada: espiritualidade negra versada em literatura infantil |
Autor(es): | Moreno, Andresa Cristina Silva |
Primeiro Orientador: | Costa, Adriane Camilo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rezende, Tânia Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Marcilene Pelegrine |
Resumo: | O presente trabalho de monografia para o curso de Pedagogia objetivou articular: educação, racismo e antirracismo, literatura infantil, subjetividade e identidade negra, e espiritualidades/religiosidades de matrizes africana e afro-brasileira, em um esforço para compreender como um livro de literatura infantil pode reunir estas questões e qualificar a ação educativa dentro da escola, e também fora dela. Para isso, ponderou-se sobre a importância da escola, hoje, como principal meio para desconstrução das desigualdades geradas e reproduzidas em seu interior pelos efeitos da colonialidade, como apontou Rufino (2021), Quijano (2005) e Carneiro (2005). Assim como sua característica de local importante para lidar com as questões que dizem respeito à população negra, pois, de acordo com Gomes (2002), Munanga (2009) e Rufino (2021), ela é um dos meios fundamentais de construção da identidade negra e da compreensão da diversidade. Desta forma, a arte foi tomada como instância presente na escola capaz de qualificar a educação antirracista. A literatura infantil, foi considerada como instrumento para realização desta tarefa, por meio da investigação das suas qualidades estéticas e as derivadas implicações na formação da subjetividade, explicitadas por autores como Coelho (2000), Ianni (1999), Cândido (1999), Burgarelli (2011), Caldin (2005) e Reyes (2010). Sobretudo, foi investigada sua relevância para a construção da identidade das crianças negras e da compreensão da diversidade em crianças não negras, principalmente nos autores Debus (2017), Araújo (2018), Lima (2005), Silva (2010). Quanto às espiritualidades/religiosidades de matriz africana e afro-brasileira, foram exploradas suas contribuições, na literatura infantil, para o combate ao racismo religioso; para gerar representatividade negra e para realizar o resgate epistemológico dos antepassados do povo negro. Essa parte da investigação inclui conceitos importantes como o de oralitura, de Martins (2003), que valoriza a oralidade nas tradições africanas. Entre os autores que subsidiaram esta discussão estão Nogueira (2020), Bâ (1980), Flor do Nascimento (2016), Lopes (2005), Sodré (1988), entre outros. A partir dos conceitos estudados ao longo da pesquisa, reforçados pelo exercício de analisar algumas obras de literatura infantil, este trabalho propôs a produção de um livro infantil – narrativa literária e visual – que contasse uma história da tradição espiritual/religiosa de matriz africana, matriz essa apresentada em seus diferentes aspectos por Sàlámì e Ribeiro (2011), Oyèwúmì (2021), Omidire (2005) e outros. A produção do livro como resultado final da investigação visou atender a demanda da população negra por mais histórias que as representem de maneira digna, justa, em condições de protagonismo, contextualizado com a ontologia de seus antepassados, e foi realizada articulando experiências de pesquisa e de leitura e escrita pessoal. |
Palavras-chave: | Educação antirracista Literatura infantil Identidade negra Religiosidade de matriz africana |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4619 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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