PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreno, Andresa Cristina Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T20:12:40Z-
dc.date.available2022-06-30T20:12:40Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4619-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectReligiosidade de matriz africanapt_BR
dc.titleEducação antirracista na encruzilhada: espiritualidade negra versada em literatura infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Adriane Camilopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1838-225Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4772871578570275pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Tânia Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9438105037411040pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Marcilene Pelegrine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331483162797865pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia para o curso de Pedagogia objetivou articular: educação, racismo e antirracismo, literatura infantil, subjetividade e identidade negra, e espiritualidades/religiosidades de matrizes africana e afro-brasileira, em um esforço para compreender como um livro de literatura infantil pode reunir estas questões e qualificar a ação educativa dentro da escola, e também fora dela. Para isso, ponderou-se sobre a importância da escola, hoje, como principal meio para desconstrução das desigualdades geradas e reproduzidas em seu interior pelos efeitos da colonialidade, como apontou Rufino (2021), Quijano (2005) e Carneiro (2005). Assim como sua característica de local importante para lidar com as questões que dizem respeito à população negra, pois, de acordo com Gomes (2002), Munanga (2009) e Rufino (2021), ela é um dos meios fundamentais de construção da identidade negra e da compreensão da diversidade. Desta forma, a arte foi tomada como instância presente na escola capaz de qualificar a educação antirracista. A literatura infantil, foi considerada como instrumento para realização desta tarefa, por meio da investigação das suas qualidades estéticas e as derivadas implicações na formação da subjetividade, explicitadas por autores como Coelho (2000), Ianni (1999), Cândido (1999), Burgarelli (2011), Caldin (2005) e Reyes (2010). Sobretudo, foi investigada sua relevância para a construção da identidade das crianças negras e da compreensão da diversidade em crianças não negras, principalmente nos autores Debus (2017), Araújo (2018), Lima (2005), Silva (2010). Quanto às espiritualidades/religiosidades de matriz africana e afro-brasileira, foram exploradas suas contribuições, na literatura infantil, para o combate ao racismo religioso; para gerar representatividade negra e para realizar o resgate epistemológico dos antepassados do povo negro. Essa parte da investigação inclui conceitos importantes como o de oralitura, de Martins (2003), que valoriza a oralidade nas tradições africanas. Entre os autores que subsidiaram esta discussão estão Nogueira (2020), Bâ (1980), Flor do Nascimento (2016), Lopes (2005), Sodré (1988), entre outros. A partir dos conceitos estudados ao longo da pesquisa, reforçados pelo exercício de analisar algumas obras de literatura infantil, este trabalho propôs a produção de um livro infantil – narrativa literária e visual – que contasse uma história da tradição espiritual/religiosa de matriz africana, matriz essa apresentada em seus diferentes aspectos por Sàlámì e Ribeiro (2011), Oyèwúmì (2021), Omidire (2005) e outros. A produção do livro como resultado final da investigação visou atender a demanda da população negra por mais histórias que as representem de maneira digna, justa, em condições de protagonismo, contextualizado com a ontologia de seus antepassados, e foi realizada articulando experiências de pesquisa e de leitura e escrita pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2349330330766759pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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