Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4589
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Games and jokes in the development and learning of children in early childhood education |
Autor(es): | Rodrigues, Geise Danielly |
Primeiro Orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Quimuenhe, Ancha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ramos, Maria da Luz Santos |
Resumo: | O tema desta monografia é: os jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. Após definir o tema deste projeto, jogos e brincadeiras na educação infantil, o primeiro passo para dar início à pesquisa foi a realização de um levantamento bibliográfico no site da biblioteca Digital Brasileira de teses e Dissertações (BDTD). Para isso, considerou-se um recorte temporal de 10 anos. Foram localizados 7 trabalhos. Para desenvolver o trabalho, pontuou-se como questão norteadora desta pesquisa: Qual a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança na educação infantil? Assim de forma geral, o estudo visa explicar a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. E, de forma específica, o estudo visa primeiro: explicar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em crianças de 0 a 5 anos; explicar a relação entre jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos; e, por último explicar a importância pedagógica dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Trata-se, pois, de um estudo que leva em consideração os aspectos e fenômenos sociais e do comportamento humano. Por meio dessa abordagem foram utilizados autores que se dedicaram a pesquisar e esclarecer acerca do tema, tais como: Vygotsky (1984; 1991; 1998; 2003; 2007; 2008) e Piaget (1964; 1973; 1975; 1976; 1994; 1999ª; 1999b; 2006), para compreender o desenvolvimento e a aprendizagem da criança através dos jogos e brincadeiras. |
Abstract: | The theme of this monograph is: games and jokes in the development and child learning in early childhood education. After defining the theme of this project, games and games in early childhood education, the first step to start the research was the carrying out a bibliographic survey on the website of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). For this, a time frame of 10 years old. 7 jobs were found. To develop the work, it was scored as guiding question of this research: What is the importance of games and games for the development and learning of children in early childhood education? so in a way In general, the study aims to explain the importance of games and games for the child development and learning in early childhood education. And, in a way specific, the study aims first: to explain the development process and learning in children aged 0 to 5 years; explain the relationship between games and play in the development and learning of children from 0 to 5 years old; and finally explain the pedagogical importance of games and games in early childhood education. For that, a qualitative bibliographic research was developed. It is, therefore, a study that takes into account the social and human behavior. Through this approach, authors were used who dedicated to research and clarification on the subject, such as: Vygotsky (1984; 1991; 1998; 2003; 2007; 2008) and Piaget (1964; 1973; 1975; 1976; 1994; 1999a; 1999b; 2006), to understand the child's development and learning through games and jokes. |
Palavras-chave: | Jogos Brincadeiras Aprendizagem Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4589 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONO II GEISE DANIELLE RODRIGUES _ Repositório.pdf | 305,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador