PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Geise Daniellypt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T15:45:42Z-
dc.date.available2022-06-30T15:45:42Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4589-
dc.description.abstractThe theme of this monograph is: games and jokes in the development and child learning in early childhood education. After defining the theme of this project, games and games in early childhood education, the first step to start the research was the carrying out a bibliographic survey on the website of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). For this, a time frame of 10 years old. 7 jobs were found. To develop the work, it was scored as guiding question of this research: What is the importance of games and games for the development and learning of children in early childhood education? so in a way In general, the study aims to explain the importance of games and games for the child development and learning in early childhood education. And, in a way specific, the study aims first: to explain the development process and learning in children aged 0 to 5 years; explain the relationship between games and play in the development and learning of children from 0 to 5 years old; and finally explain the pedagogical importance of games and games in early childhood education. For that, a qualitative bibliographic research was developed. It is, therefore, a study that takes into account the social and human behavior. Through this approach, authors were used who dedicated to research and clarification on the subject, such as: Vygotsky (1984; 1991; 1998; 2003; 2007; 2008) and Piaget (1964; 1973; 1975; 1976; 1994; 1999a; 1999b; 2006), to understand the child's development and learning through games and jokes.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeGames and jokes in the development and learning of children in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee1Quimuenhe, Ancha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0186345200547801pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Maria da Luz Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500pt_BR
dc.description.resumoO tema desta monografia é: os jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. Após definir o tema deste projeto, jogos e brincadeiras na educação infantil, o primeiro passo para dar início à pesquisa foi a realização de um levantamento bibliográfico no site da biblioteca Digital Brasileira de teses e Dissertações (BDTD). Para isso, considerou-se um recorte temporal de 10 anos. Foram localizados 7 trabalhos. Para desenvolver o trabalho, pontuou-se como questão norteadora desta pesquisa: Qual a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança na educação infantil? Assim de forma geral, o estudo visa explicar a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. E, de forma específica, o estudo visa primeiro: explicar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em crianças de 0 a 5 anos; explicar a relação entre jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos; e, por último explicar a importância pedagógica dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Trata-se, pois, de um estudo que leva em consideração os aspectos e fenômenos sociais e do comportamento humano. Por meio dessa abordagem foram utilizados autores que se dedicaram a pesquisar e esclarecer acerca do tema, tais como: Vygotsky (1984; 1991; 1998; 2003; 2007; 2008) e Piaget (1964; 1973; 1975; 1976; 1994; 1999ª; 1999b; 2006), para compreender o desenvolvimento e a aprendizagem da criança através dos jogos e brincadeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO II GEISE DANIELLE RODRIGUES _ Repositório.pdf305,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador