PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças
Autor(es): Mendonça, Miria Cristie Santos
Primeiro Orientador: Rogeri, Raquia Rabelo
metadata.dc.contributor.referee1: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: Este trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças. O estudo analisa a concepção de afetividade, inteligência e de desenvolvimento cognitivo com base em Henri Wallon. Com as leituras teóricas compreende-se que a afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana e auxilia o professor não só a resolver conflitos em sala de aula, mas a compreender a criança como uma pessoa completa (em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos) e como centro do processo de aprendizagem. Tal consideração é construída a partir da valorização que Wallon dá a emoção como origem da consciência, sendo que o meio é outro elemento importante no processo de aprendizagem, pois é pela socialização e pela convivência com o outro que o ser humano se desenvolve. Wallon ainda ressalta que os processos cognitivos são desenvolvidos pelas interações sociais, por meio das experiências, por isso o desenvolvimento cognitivo não é linear pois, passam por mudanças e conflitos que posem ser influenciados pela afetividade.
Palavras-chave: Afetividade
Aprendizagem
Criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4584
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA versão final para RAG.pdf325,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador