PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Miria Cristie Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T15:02:34Z-
dc.date.available2022-06-30T15:02:34Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4584-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleA afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogeri, Raquia Rabelopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.contributor.referee1Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças. O estudo analisa a concepção de afetividade, inteligência e de desenvolvimento cognitivo com base em Henri Wallon. Com as leituras teóricas compreende-se que a afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana e auxilia o professor não só a resolver conflitos em sala de aula, mas a compreender a criança como uma pessoa completa (em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos) e como centro do processo de aprendizagem. Tal consideração é construída a partir da valorização que Wallon dá a emoção como origem da consciência, sendo que o meio é outro elemento importante no processo de aprendizagem, pois é pela socialização e pela convivência com o outro que o ser humano se desenvolve. Wallon ainda ressalta que os processos cognitivos são desenvolvidos pelas interações sociais, por meio das experiências, por isso o desenvolvimento cognitivo não é linear pois, passam por mudanças e conflitos que posem ser influenciados pela afetividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA versão final para RAG.pdf325,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador