PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4514
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sobre o processo de inclusão escolar na contemporaneidade: limites ou possibilidades?
Autor(es): Teles, Lara Vitória Monteiro
Primeiro Orientador: Scarel, Estelamaris Brant
metadata.dc.contributor.referee1: Scarel, Estelamaris Brant
metadata.dc.contributor.referee2: Lôbo, Daniella Couto
Resumo: Esta pesquisa, de viés bibliográfico, situada na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, procura discutir a seguinte questão: quais são os desafios postos ao processo de inclusão na atualidade? Para apreensão desse questionamento, a investigação estrutura-se com base em dois objetivos específicos, que norteiam os dois capítulos. O primeiro sob o título de “A História da Inclusão Escolar em geral e no Brasil” busca trazer à tona a trajetória histórica da inclusão de uma forma ampla, bem como no Brasil, tendo em vista os aspectos legais que serviram de parâmetro para a emergência da inclusão na contemporaneidade. O segundo denominado de “ Sobre a Inclusão Escolar no Brasil: Formação de Professores – Impactos e Perspectivas”, busca fazer uma aproximação ao processo de formação de professores no Brasil, tendo-se em vistas tanto as perspectivas das políticas públicas para a inclusão escolar neste país como ainda, os impactos trazidos a está modalidade de ensino na decorrência tímidos investimentos feitos à inclusão escolar neste país. A pesquisa conclui que é preciso maiores enfrentamentos por parte, principalmente, das políticas públicas no Brasil para o avanço no processo de inclusão escolar.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Formação de professores
Desafios
Atualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4514
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Lara Vitória Monteiro Teles.pdf308,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador