PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação, educações: Paulo Freire e a formação de professores
Autor(es): Santos, Divina Ferreira dos
Primeiro Orientador: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
metadata.dc.contributor.referee1: Loures, Patricia Marcelina
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como finalidade levar ao conhecimento dos futuros profissionais da educação a importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Como problema de pesquisa intentamos responder como o pensamento de Paulo Freire, através da obra Educação como Prática da Liberdade, pode contribuir para a formação de professores e de uma educação crítica e emancipadora. Para tanto traçamos como objetivo geral: compreender a importância de Paulo Freire para a formação de professores e de uma educação crítica e emancipadora, por meio da obra Educação como Prática da Liberdade, e como objetivos específicos: Ler e compreender a obra Educação como Prática da Liberdade; refletir sobre a influência dessa obra na formação docente e analisar quais os pontos importantes a serem atribuídos na formação docente com vistas a um professor crítico, que compreenda a educação como processo de emancipação do sujeito histórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Recorremos a autores como, José Carlos Libâneo (2010), Dermerval Saviani (1991), Álvaro Vieira Pinto (1993), Paulo Freire (1967), para discutir o conceito de educação. A pesquisa reforça a importância da consciência crítica e dialogada entre educador e educando, levando em conta os diferentes contextos, seja cultural, social e econômico, e que se renova em meio às mudanças que há diante de uma sociedade, seja com retrocesso ou avanço.
Palavras-chave: Formação de professores
Paulo Freire
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4502
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC DIVINA FERREIRA DOS SANTOS.pdf377,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador