Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Divina Ferreira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T18:59:09Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T18:59:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4502 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação, educações: Paulo Freire e a formação de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4452-0801 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4681160650808627 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Loures, Patricia Marcelina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0332145739739275 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem como finalidade levar ao conhecimento dos futuros profissionais da educação a importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Como problema de pesquisa intentamos responder como o pensamento de Paulo Freire, através da obra Educação como Prática da Liberdade, pode contribuir para a formação de professores e de uma educação crítica e emancipadora. Para tanto traçamos como objetivo geral: compreender a importância de Paulo Freire para a formação de professores e de uma educação crítica e emancipadora, por meio da obra Educação como Prática da Liberdade, e como objetivos específicos: Ler e compreender a obra Educação como Prática da Liberdade; refletir sobre a influência dessa obra na formação docente e analisar quais os pontos importantes a serem atribuídos na formação docente com vistas a um professor crítico, que compreenda a educação como processo de emancipação do sujeito histórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Recorremos a autores como, José Carlos Libâneo (2010), Dermerval Saviani (1991), Álvaro Vieira Pinto (1993), Paulo Freire (1967), para discutir o conceito de educação. A pesquisa reforça a importância da consciência crítica e dialogada entre educador e educando, levando em conta os diferentes contextos, seja cultural, social e econômico, e que se renova em meio às mudanças que há diante de uma sociedade, seja com retrocesso ou avanço. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC DIVINA FERREIRA DOS SANTOS.pdf | 377,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador