PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Divina Ferreira dospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T18:59:09Z-
dc.date.available2022-06-29T18:59:09Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4502-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação, educações: Paulo Freire e a formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutrapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4452-0801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627pt_BR
dc.contributor.referee1Loures, Patricia Marcelina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332145739739275pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como finalidade levar ao conhecimento dos futuros profissionais da educação a importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Como problema de pesquisa intentamos responder como o pensamento de Paulo Freire, através da obra Educação como Prática da Liberdade, pode contribuir para a formação de professores e de uma educação crítica e emancipadora. Para tanto traçamos como objetivo geral: compreender a importância de Paulo Freire para a formação de professores e de uma educação crítica e emancipadora, por meio da obra Educação como Prática da Liberdade, e como objetivos específicos: Ler e compreender a obra Educação como Prática da Liberdade; refletir sobre a influência dessa obra na formação docente e analisar quais os pontos importantes a serem atribuídos na formação docente com vistas a um professor crítico, que compreenda a educação como processo de emancipação do sujeito histórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Recorremos a autores como, José Carlos Libâneo (2010), Dermerval Saviani (1991), Álvaro Vieira Pinto (1993), Paulo Freire (1967), para discutir o conceito de educação. A pesquisa reforça a importância da consciência crítica e dialogada entre educador e educando, levando em conta os diferentes contextos, seja cultural, social e econômico, e que se renova em meio às mudanças que há diante de uma sociedade, seja com retrocesso ou avanço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC DIVINA FERREIRA DOS SANTOS.pdf377,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador