Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A docência na educação infantil: perspectivas analíticas |
Autor(es): | Campos, Ana Luisa Azevedo |
Primeiro Orientador: | Scarel, Estelamaris Brant |
metadata.dc.contributor.referee1: | Scarel, Estelamaris Brant |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Renato Barros de |
Resumo: | Este trabalho, de cunho bibliográfico, situa-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais as condições de possibilidade de a docência contribuir para a formação humana na educação infantil? Para o desvelamento de tal problemática a pesquisa estrutura-se em dois objetivos fundamentais, os quais direcionam os dois capítulos pertencentes ao corpo do texto. O primeiro capítulo, intitulado de “Infância, Crianças e os Clássicos”, busca conhecer os aspectos históricos e sociais relativos à criança e às infâncias de acordo com as contribuições de alguns clássicos da Educação Infantil, tais como: Ariès (1917); Rousseau (1712-1778); Pestalozze (1746-187); Maria Montessori (1879-1952); Wallon (1879; 1962); Vygotsky (1896-1934). O segundo capítulo, denominado de “Sobre a docência na Educação Infantil”, faz uma reflexão a respeito da docência como elemento de mediação para a formação humana no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, a investigação conclui que a compreensão do sentido e especialidade do docente da educação infantil ainda perpassa por uma construção conceitual e ideológica da sociedade, e que, portanto, este docente precisa buscar as condições necessárias para contribuir com a formação humana dos sujeitos inseridos na Educação Infantil, para que assim se afirme como mediador do processo formativo da criança. |
Palavras-chave: | Educação infantil Docente Criança Mediação Formação humana |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4435 |
Data do documento: | 24-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
EB Monografia Ana Luisa Azevedo Campos.pdf | 304,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador