PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A docência na educação infantil: perspectivas analíticas
Autor(es): Campos, Ana Luisa Azevedo
Primeiro Orientador: Scarel, Estelamaris Brant
metadata.dc.contributor.referee1: Scarel, Estelamaris Brant
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Renato Barros de
Resumo: Este trabalho, de cunho bibliográfico, situa-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais as condições de possibilidade de a docência contribuir para a formação humana na educação infantil? Para o desvelamento de tal problemática a pesquisa estrutura-se em dois objetivos fundamentais, os quais direcionam os dois capítulos pertencentes ao corpo do texto. O primeiro capítulo, intitulado de “Infância, Crianças e os Clássicos”, busca conhecer os aspectos históricos e sociais relativos à criança e às infâncias de acordo com as contribuições de alguns clássicos da Educação Infantil, tais como: Ariès (1917); Rousseau (1712-1778); Pestalozze (1746-187); Maria Montessori (1879-1952); Wallon (1879; 1962); Vygotsky (1896-1934). O segundo capítulo, denominado de “Sobre a docência na Educação Infantil”, faz uma reflexão a respeito da docência como elemento de mediação para a formação humana no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, a investigação conclui que a compreensão do sentido e especialidade do docente da educação infantil ainda perpassa por uma construção conceitual e ideológica da sociedade, e que, portanto, este docente precisa buscar as condições necessárias para contribuir com a formação humana dos sujeitos inseridos na Educação Infantil, para que assim se afirme como mediador do processo formativo da criança.
Palavras-chave: Educação infantil
Docente
Criança
Mediação
Formação humana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Data do documento: 24-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EB Monografia Ana Luisa Azevedo Campos.pdf304,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador