PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Ana Luisa Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T14:20:36Z-
dc.date.available2022-06-28T14:20:36Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4435-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.titleA docência na educação infantil: perspectivas analíticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Scarel, Estelamaris Brantpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1745-1882pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241pt_BR
dc.contributor.referee1Scarel, Estelamaris Brant-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1745-1882pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8393-6557pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de cunho bibliográfico, situa-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais as condições de possibilidade de a docência contribuir para a formação humana na educação infantil? Para o desvelamento de tal problemática a pesquisa estrutura-se em dois objetivos fundamentais, os quais direcionam os dois capítulos pertencentes ao corpo do texto. O primeiro capítulo, intitulado de “Infância, Crianças e os Clássicos”, busca conhecer os aspectos históricos e sociais relativos à criança e às infâncias de acordo com as contribuições de alguns clássicos da Educação Infantil, tais como: Ariès (1917); Rousseau (1712-1778); Pestalozze (1746-187); Maria Montessori (1879-1952); Wallon (1879; 1962); Vygotsky (1896-1934). O segundo capítulo, denominado de “Sobre a docência na Educação Infantil”, faz uma reflexão a respeito da docência como elemento de mediação para a formação humana no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, a investigação conclui que a compreensão do sentido e especialidade do docente da educação infantil ainda perpassa por uma construção conceitual e ideológica da sociedade, e que, portanto, este docente precisa buscar as condições necessárias para contribuir com a formação humana dos sujeitos inseridos na Educação Infantil, para que assim se afirme como mediador do processo formativo da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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