PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4113
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre consumo de cafeína e enxaqueca: uma revisão da literatura
Autor(es): Avila, Giovanna Higa
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Lina Monteiro de Castro Lobo
metadata.dc.contributor.referee2: Miziara, Ana Paula Borges
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a relação do consumo e da abstinência de cafeína com as dores de cabeça em adultos. Foi realizado uma revisão da literatura nos bancos de dados PubMed, Scopus, Sciel, Google Acadêmico e ScienceDirect, publicados entre 2002 e 2022, foram utilizados os descritores headache, caffeine, migraine, coffee, migraine tratment. No presente estudo foram selecionados seis artigos, pelos quais foram contemplados a ingestão de bebidas cafeinadas, incluindo os diferentes tipos de café, como potencial gatilho para as cefaleias, os possíveis efeitos da abstinência de cafeína na enxaqueca e os efeitos da cafeína de forma isolada e combinada com medicamentos para o tratamento da enxaqueca. O consumo de cafeína foi estudado por meio de porções de xícaras de bebidas com cafeína como chá, bebida energética ou a base de cola, cápsulas de cafeína, café coado e instantâneo, café verde descafeinado, ácido clorogênico puro e uma combinação de cafeína com aspirina e paracetamol. A cafeína pode atuar de diferentes formas na enxaqueca, diminuindo as cefaleias com o consumo de café. Também foi observado o uso do ácido clorogênico e do café verde descafeinado para uma possível melhora dos sintomas das dores de cabeça, bem como a associação da cafeína com aspirina e paracetamol com o alívio da dor comparado ao ibuprofeno. Em conclusão, houve relatos da abstinência como um potencial gatilho para as crises de enxaqueca e do consumo, dependendo da quantidade ingerida, relacionado à piora do quadro álgico.
Palavras-chave: Cefaleia
Headache
Transtornos de enxaqueca
Cafeína
Café
Migraine disorders
Caffeine
Coffee
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4113
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc nutricao Giovanna Higa Avila.docx440,73 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
tcc nutricao Giovanna Higa Avila.pdf365,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador