PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3667
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da microbiota intestinal na obesidade
Autor(es): Gregório, Roberta Teodoro Gomes
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Falco, Marianne de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marina Fernandes Barros de
Resumo: Introdução: A literatura atual apresenta indícios de que em organismos obesos há maior permeabilidade intestinal, disbiose e modificações na motilidade intestinal. Objetivo: Avaliar possíveis associações entre microbiota intestinal, a obesidade e influência no processo de redução de peso corporal. Materiais e métodos: Revisão bibliográfica, nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed, com artigos entre 2015 e 2020, utilizando os descritores “microbiota intestinal”, “emagrecimento”, “probióticos” e “obesidade” e seus correspondentes na língua inglesa: “intestinal microbiota”e “obesity”. Resultados: 7 artigos foram analisados com o intuito de compreender: 1) principais diferenças entre a microbiota do indivíduo magro e com obesidade; 2) impactos provocados por diferentes dietas na microbiota intestinal e 3) aspectos que predispõem a riscos de doenças sistêmicas relacionadas com o microbioma intestinal. Discussão: Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica apresentaram alterações da microbiota, com relação a composição de bactérias intestinais. Os dados sugerem que é possível modular a alimentação, de forma a contribuir com o equilíbrio da microbiota intestinal. Geralmente, em indivíduos obesos ou com padrões alimentares de alto teor de gordura e açúcares há uma prevalência de filos Firmicutes, em detrimento de filos Bacteroidetes, resultando em mais marcadores de inflamação e oxidação. Pacientes com obesidade podem apresentar maior predisposição a doenças sistêmicas relacionadas ao microbioma intestinal. Conclusão: Comparando-se à microbiota intestinal de indivíduos eutróficos e com obesidade, observa-se maior nível de desequilíbrio da população bacteriana intestinal em pacientes obesos. Essa alteração metabólica parece estar associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Palavras-chave: Microbiota intestinal
Obesidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3667
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização de publicação de produção acadêmica - Roberta.pdf134,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ROBERTA.docx51,73 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador