Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia |
Autor(es): | Lima, Luciléia Adorno de |
Primeiro Orientador: | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loures, Patricia Marcelina |
Resumo: | ao colapso que o mundo todo está vivendo desde o início do ano de 2020, por conta da pandemia em decorrência do Coronavírus Sarscov-2, todas as comunidades escolares tiveram que se afastar da presencialidade do ânbito escolar e se reinventar em um ambiente virtual, ambiente este que era desconhecido para muitos, tanto para os profissionais da educação, quanto para alunos. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia, será analisado as problemáticas impostas pelo advento da pandemia do Coronavírus Sarscov-2 e suas possíveis implicações no processo de alfabetização. Resgata a historicidade da educação como direito constitutivo e a linha do tempo da alfabetização no Brasil. Teve como objetivo diálogar os dados sobre o trabalho que duas escolas desenvolveram na pandemia, sendo uma Municipal e outra Filantrópica; compreender as relações de ensino e aprendizagem entre professor e aluno no processo de alfabetização no sistema de ensino remoto das escolas objetos e inventariar as ferramentas tecnológicas que os professores utilizaram para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Foi fundamerntado em autores, porpensadores e estudiosos no assunto retratado em cada capítulo e a metodologia desenvolvida foi a qualitativa, que descreve e compreende os fenômenos vivenciados pelo sujeito, além de um questionário elaborado na plataforma googleforms, para recolher dados do trabalho das professoras das escolas objetos. Os resultados obtidos apontam que o processo de avaliação das percas ou ganhos de ensino no período da pandemia ainda é incerto, ainda são dados empíricos, apenas observações e opiniões e que para se ter dados científicos comprobatórios, vão demorar um pouco, pois agora que este processo está em análise pelos grupos de estudiosos em questão. Palavras-chave: Alfabetização; Ensino Híbrido; Ensino Emergencial Remoto; Pandemia. |
Palavras-chave: | Ensino remoto na pandemia Alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596 |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MZ Monografia Luciléia Adorno de Lima REPOSITORIO.pdf | 925,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador