PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia
Autor(es): Lima, Luciléia Adorno de
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee1: Loures, Patricia Marcelina
Resumo: ao colapso que o mundo todo está vivendo desde o início do ano de 2020, por conta da pandemia em decorrência do Coronavírus Sarscov-2, todas as comunidades escolares tiveram que se afastar da presencialidade do ânbito escolar e se reinventar em um ambiente virtual, ambiente este que era desconhecido para muitos, tanto para os profissionais da educação, quanto para alunos. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia, será analisado as problemáticas impostas pelo advento da pandemia do Coronavírus Sarscov-2 e suas possíveis implicações no processo de alfabetização. Resgata a historicidade da educação como direito constitutivo e a linha do tempo da alfabetização no Brasil. Teve como objetivo diálogar os dados sobre o trabalho que duas escolas desenvolveram na pandemia, sendo uma Municipal e outra Filantrópica; compreender as relações de ensino e aprendizagem entre professor e aluno no processo de alfabetização no sistema de ensino remoto das escolas objetos e inventariar as ferramentas tecnológicas que os professores utilizaram para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Foi fundamerntado em autores, porpensadores e estudiosos no assunto retratado em cada capítulo e a metodologia desenvolvida foi a qualitativa, que descreve e compreende os fenômenos vivenciados pelo sujeito, além de um questionário elaborado na plataforma googleforms, para recolher dados do trabalho das professoras das escolas objetos. Os resultados obtidos apontam que o processo de avaliação das percas ou ganhos de ensino no período da pandemia ainda é incerto, ainda são dados empíricos, apenas observações e opiniões e que para se ter dados científicos comprobatórios, vão demorar um pouco, pois agora que este processo está em análise pelos grupos de estudiosos em questão. Palavras-chave: Alfabetização; Ensino Híbrido; Ensino Emergencial Remoto; Pandemia.
Palavras-chave: Ensino remoto na pandemia
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596
Data do documento: 11-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MZ Monografia Luciléia Adorno de Lima REPOSITORIO.pdf925,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador