PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luciléia Adorno de-
dc.date.accessioned2021-12-20T16:03:57Z-
dc.date.available2021-12-20T16:03:57Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto na pandemiapt_BR
dc.subjectAlfabetização-
dc.titleOs desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2220-9932pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406pt_BR
dc.contributor.referee1Loures, Patricia Marcelina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4524-5119pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332145739739275pt_BR
dc.description.resumoao colapso que o mundo todo está vivendo desde o início do ano de 2020, por conta da pandemia em decorrência do Coronavírus Sarscov-2, todas as comunidades escolares tiveram que se afastar da presencialidade do ânbito escolar e se reinventar em um ambiente virtual, ambiente este que era desconhecido para muitos, tanto para os profissionais da educação, quanto para alunos. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia, será analisado as problemáticas impostas pelo advento da pandemia do Coronavírus Sarscov-2 e suas possíveis implicações no processo de alfabetização. Resgata a historicidade da educação como direito constitutivo e a linha do tempo da alfabetização no Brasil. Teve como objetivo diálogar os dados sobre o trabalho que duas escolas desenvolveram na pandemia, sendo uma Municipal e outra Filantrópica; compreender as relações de ensino e aprendizagem entre professor e aluno no processo de alfabetização no sistema de ensino remoto das escolas objetos e inventariar as ferramentas tecnológicas que os professores utilizaram para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Foi fundamerntado em autores, porpensadores e estudiosos no assunto retratado em cada capítulo e a metodologia desenvolvida foi a qualitativa, que descreve e compreende os fenômenos vivenciados pelo sujeito, além de um questionário elaborado na plataforma googleforms, para recolher dados do trabalho das professoras das escolas objetos. Os resultados obtidos apontam que o processo de avaliação das percas ou ganhos de ensino no período da pandemia ainda é incerto, ainda são dados empíricos, apenas observações e opiniões e que para se ter dados científicos comprobatórios, vão demorar um pouco, pois agora que este processo está em análise pelos grupos de estudiosos em questão. Palavras-chave: Alfabetização; Ensino Híbrido; Ensino Emergencial Remoto; Pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
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dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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