Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Luciléia Adorno de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T16:03:57Z | - |
dc.date.available | 2021-12-20T16:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto na pandemia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | - |
dc.title | Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2220-9932 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736362178244406 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Loures, Patricia Marcelina | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4524-5119 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0332145739739275 | pt_BR |
dc.description.resumo | ao colapso que o mundo todo está vivendo desde o início do ano de 2020, por conta da pandemia em decorrência do Coronavírus Sarscov-2, todas as comunidades escolares tiveram que se afastar da presencialidade do ânbito escolar e se reinventar em um ambiente virtual, ambiente este que era desconhecido para muitos, tanto para os profissionais da educação, quanto para alunos. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto Os desafios da alfabetização e o sistema remoto de ensino na pandemia, será analisado as problemáticas impostas pelo advento da pandemia do Coronavírus Sarscov-2 e suas possíveis implicações no processo de alfabetização. Resgata a historicidade da educação como direito constitutivo e a linha do tempo da alfabetização no Brasil. Teve como objetivo diálogar os dados sobre o trabalho que duas escolas desenvolveram na pandemia, sendo uma Municipal e outra Filantrópica; compreender as relações de ensino e aprendizagem entre professor e aluno no processo de alfabetização no sistema de ensino remoto das escolas objetos e inventariar as ferramentas tecnológicas que os professores utilizaram para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Foi fundamerntado em autores, porpensadores e estudiosos no assunto retratado em cada capítulo e a metodologia desenvolvida foi a qualitativa, que descreve e compreende os fenômenos vivenciados pelo sujeito, além de um questionário elaborado na plataforma googleforms, para recolher dados do trabalho das professoras das escolas objetos. Os resultados obtidos apontam que o processo de avaliação das percas ou ganhos de ensino no período da pandemia ainda é incerto, ainda são dados empíricos, apenas observações e opiniões e que para se ter dados científicos comprobatórios, vão demorar um pouco, pois agora que este processo está em análise pelos grupos de estudiosos em questão. Palavras-chave: Alfabetização; Ensino Híbrido; Ensino Emergencial Remoto; Pandemia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, Lynn – Educação remota: Entre a ilusão e a realidade –, disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251> acessado em: 11/05/2021 BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 1990 – Coleção magistério 2º grau; 16. Biografia da autora Magda Soares, disponível em: https://www.editoracontexto.com.br/categoria/autores/m1/magda-soares Acessado em 10/05/2021. Biografia de Emília Ferreiro, disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao#:~:text=Biografia,nasceu%20na%20Argentina%20em%201936.&text=A%20partir%20de%201974%2C%20Emilia,Teberosky%20e%20publicado%20em%201979. Acessado em: 10/05/202 BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020, disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88631 BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020, disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88631 BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020, disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88631 SME: Concepções Orientadora do Trabalho Pedagógico, 2020 , disponível em: https://www.sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/documentos-oficiais/category/27-documentos-gerais?download=171:concepcoes-orientadoras-do-trabalho-pedagogico-da-sme acessado em: 10/10/2021. CARVALHO, Alba Valéria Gomes. CUNHA, Marcos Roberto Da. QUIALA, Rosário Fernando. O Ensino Remoto A Partir Da Pandemia, Solução Para O Momento, Ou Veio Para Ficar?. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. Maio de 2021. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/partir-da-pandemia Acessado em: 10/10/2021. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988, disponível em:https://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/viwTodos/509f2321d97cd2d203256b280052245a?OpenDocument&Highlight=1,constitui%C3%A7%C3%A3o&AutoFramed Acessado em: 04/05/2021. CORDEIRO, Salete F. N, BOLLINA, Maria H. S. Educação e Tecnologias Digitais: políticas públicas em debate. Disponível em: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/senid/2018-artigos-completos/178958.pdf Acessado em: 30/10/2021. DARIUS, R. P. P.;DARIUS, F. A.A Educação pública no brasil no século xx: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 20, n. 1, p. 32-41, jan./jun., 2018. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248 DELANES, Suely Ferreira, In. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.), Pesquisa social: teoria, método, e criatividade, 32 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 21. Conselho Estadual de Educação de Goiás: Documento Curricular para Goiás Ampliado – Disponível em: https://cee.go.gov.br/dc-go-ampliado/ Acessado em: 10/10/2021. ELIAS, Maria Del Cioppo. De Emilio a Emilia. São Paulo: Scipione, 2000. FERREIRO, Emília, Psicogênese da língua escrita/Emília Ferreiro, Ana Teberosky; tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso, Porto Alegre, Artmed, 1999. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MZ Monografia Luciléia Adorno de Lima REPOSITORIO.pdf | 925,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador