PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Ester Bezerra dos
Primeiro Orientador: Castanheira, Salete Flôres
metadata.dc.contributor.referee2: Loures, Patricia Marcelina
Resumo: Ester Bezerra dos Santos  Salete Flôres Castanheira Este trabalho procura compreender o significado amplo da leitura e a sua importância como prática pedagógica e social.Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e outros processos de investigação de base eletrônica. A fundamentação teórica teve como principais suportes: Vigotsky (1991), Oliveira (2001), Solé (2009), Rojo (2012), Castanheira (2014), Rego (2014), Bortoni-Ricardo (2015) dentre outros. Investiga as diferentes concepções de leitura: decodificada, interativa e compreensiva. Entre elas reconhece a leitura compreensiva como a mais significativa para formar leitores críticos. Admite que para aluno chegar ao exercício da leitura compreensiva, necessita de que o professor exerça seu papel de mediador. Descreve e analisa as estratégias cognitivas da leitura: Inferências, Predição, Checagem de hipótese, Movimento dos olhos de ir e vir sobre o texto e a Metacognição. Argumenta sobre a relação entre o ensino da leitura e desenvolvimento das estratégias cognitivas para a compreensão leitora. Advoga que a mediação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento das estratégias cognitivas pelo aluno. Conclui sobre a importância da mediação leitora enquanto ferramenta de aquisição da leitura compreensiva. Apresenta uma proposta de planejamento de aula, com suporte da mediação leitora e o emprego das estratégias cognitivas da leitura.
Palavras-chave: Leitura
Leitura compreensiva
Mediação leitora
Estratégias cognitivas da leitura
Formação de professores
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Ester - corrigido.pdf391,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador