Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A construção da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Ester Bezerra dos |
Primeiro Orientador: | Castanheira, Salete Flôres |
metadata.dc.contributor.referee2: | Loures, Patricia Marcelina |
Resumo: | Ester Bezerra dos Santos Salete Flôres Castanheira Este trabalho procura compreender o significado amplo da leitura e a sua importância como prática pedagógica e social.Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e outros processos de investigação de base eletrônica. A fundamentação teórica teve como principais suportes: Vigotsky (1991), Oliveira (2001), Solé (2009), Rojo (2012), Castanheira (2014), Rego (2014), Bortoni-Ricardo (2015) dentre outros. Investiga as diferentes concepções de leitura: decodificada, interativa e compreensiva. Entre elas reconhece a leitura compreensiva como a mais significativa para formar leitores críticos. Admite que para aluno chegar ao exercício da leitura compreensiva, necessita de que o professor exerça seu papel de mediador. Descreve e analisa as estratégias cognitivas da leitura: Inferências, Predição, Checagem de hipótese, Movimento dos olhos de ir e vir sobre o texto e a Metacognição. Argumenta sobre a relação entre o ensino da leitura e desenvolvimento das estratégias cognitivas para a compreensão leitora. Advoga que a mediação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento das estratégias cognitivas pelo aluno. Conclui sobre a importância da mediação leitora enquanto ferramenta de aquisição da leitura compreensiva. Apresenta uma proposta de planejamento de aula, com suporte da mediação leitora e o emprego das estratégias cognitivas da leitura. |
Palavras-chave: | Leitura Leitura compreensiva Mediação leitora Estratégias cognitivas da leitura Formação de professores Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Ester - corrigido.pdf | 391,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador