Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Ester Bezerra dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-18T23:35:52Z | - |
dc.date.available | 2021-12-18T23:35:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura compreensiva | - |
dc.subject | Mediação leitora | - |
dc.subject | Estratégias cognitivas da leitura | - |
dc.subject | Formação de professores | - |
dc.subject | Ensino fundamental | - |
dc.title | A construção da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Loures, Patricia Marcelina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0332145739739275 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ester Bezerra dos Santos Salete Flôres Castanheira Este trabalho procura compreender o significado amplo da leitura e a sua importância como prática pedagógica e social.Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e outros processos de investigação de base eletrônica. A fundamentação teórica teve como principais suportes: Vigotsky (1991), Oliveira (2001), Solé (2009), Rojo (2012), Castanheira (2014), Rego (2014), Bortoni-Ricardo (2015) dentre outros. Investiga as diferentes concepções de leitura: decodificada, interativa e compreensiva. Entre elas reconhece a leitura compreensiva como a mais significativa para formar leitores críticos. Admite que para aluno chegar ao exercício da leitura compreensiva, necessita de que o professor exerça seu papel de mediador. Descreve e analisa as estratégias cognitivas da leitura: Inferências, Predição, Checagem de hipótese, Movimento dos olhos de ir e vir sobre o texto e a Metacognição. Argumenta sobre a relação entre o ensino da leitura e desenvolvimento das estratégias cognitivas para a compreensão leitora. Advoga que a mediação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento das estratégias cognitivas pelo aluno. Conclui sobre a importância da mediação leitora enquanto ferramenta de aquisição da leitura compreensiva. Apresenta uma proposta de planejamento de aula, com suporte da mediação leitora e o emprego das estratégias cognitivas da leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Ester - corrigido.pdf | 391,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador