PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ester Bezerra dos-
dc.date.accessioned2021-12-18T23:35:52Z-
dc.date.available2021-12-18T23:35:52Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3521-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitura compreensiva-
dc.subjectMediação leitora-
dc.subjectEstratégias cognitivas da leitura-
dc.subjectFormação de professores-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.titleA construção da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.contributor.referee2Loures, Patricia Marcelina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332145739739275pt_BR
dc.description.resumoEster Bezerra dos Santos  Salete Flôres Castanheira Este trabalho procura compreender o significado amplo da leitura e a sua importância como prática pedagógica e social.Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e outros processos de investigação de base eletrônica. A fundamentação teórica teve como principais suportes: Vigotsky (1991), Oliveira (2001), Solé (2009), Rojo (2012), Castanheira (2014), Rego (2014), Bortoni-Ricardo (2015) dentre outros. Investiga as diferentes concepções de leitura: decodificada, interativa e compreensiva. Entre elas reconhece a leitura compreensiva como a mais significativa para formar leitores críticos. Admite que para aluno chegar ao exercício da leitura compreensiva, necessita de que o professor exerça seu papel de mediador. Descreve e analisa as estratégias cognitivas da leitura: Inferências, Predição, Checagem de hipótese, Movimento dos olhos de ir e vir sobre o texto e a Metacognição. Argumenta sobre a relação entre o ensino da leitura e desenvolvimento das estratégias cognitivas para a compreensão leitora. Advoga que a mediação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento das estratégias cognitivas pelo aluno. Conclui sobre a importância da mediação leitora enquanto ferramenta de aquisição da leitura compreensiva. Apresenta uma proposta de planejamento de aula, com suporte da mediação leitora e o emprego das estratégias cognitivas da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Ester - corrigido.pdf391,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador