Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma revisão das abordagens da alfabetização: dos tradicionais métodos à aprendizagem processual da língua materna |
Autor(es): | Melo, Adrielly Pollyana Campos Oliveira |
Primeiro Orientador: | Castanheira, Salete Flôres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Castanheira, Salete Flôres |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Daniela Couto Lobo |
Resumo: | Adrielly Pollyana Campos Oliveira Melo Salete Flôres Castanheira O presente trabalho de conclusão de curso em modalidade monografia desenvolveu uma investigação empregando a pesquisa de referências, documental, bibliográfica, e de bases eletrônicas. A fundamentação teórica teve como aporte: Morais (2012), Bardin (2011), Castanheira (2007), Rego (2006) Araújo (2005), Ferreiro (1996). Resgata o processo histórico da Alfabetização no Brasil e os métodos tradicionais de alfabetização com foco nos impactos desses sob a aprendizagem da leitura e escrita. Reconhece a teoria da psicogênese da língua escrita como um marco divisor para uma nova concepção de ensino e aprendizagem no campo da alfabetização. Apresenta conceitos relevantes da teoria genética de Jean Piaget que foram basilares para as pesquisas de Emília Ferreiro, a fim de compreender a alfabetização como processo construtivo em contraste com o tradicional behaviorismo. Analisa a alfabetização como transcrição gráfica em detrimento a representação da linguagem. Advoga pela necessidade do alfabetizador organizar um ambiente favorável para a construção da aprendizagem, como um ambiente alfabetizador, rico em material contextualizado e com atividades diversificadas que intensifiquem uma prática pedagógica voltada para o aprendizado significativo da criança. Conclui por uma formação docente rígida teórica e politizada a fim de fazer que a alfabetização cumpra seu papel de formar cidadãos ativos e que realmente seja um direito de todos. |
Palavras-chave: | Alfabetização Psicogênese da língua escrita Formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509 |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ADRIELLY POLLYANA CAMPOS OLIVEIRA MELO.pdf | 838,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador