PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma revisão das abordagens da alfabetização: dos tradicionais métodos à aprendizagem processual da língua materna
Autor(es): Melo, Adrielly Pollyana Campos Oliveira
Primeiro Orientador: Castanheira, Salete Flôres
metadata.dc.contributor.referee1: Castanheira, Salete Flôres
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Daniela Couto Lobo
Resumo: Adrielly Pollyana Campos Oliveira Melo  Salete Flôres Castanheira O presente trabalho de conclusão de curso em modalidade monografia desenvolveu uma investigação empregando a pesquisa de referências, documental, bibliográfica, e de bases eletrônicas. A fundamentação teórica teve como aporte: Morais (2012), Bardin (2011), Castanheira (2007), Rego (2006) Araújo (2005), Ferreiro (1996). Resgata o processo histórico da Alfabetização no Brasil e os métodos tradicionais de alfabetização com foco nos impactos desses sob a aprendizagem da leitura e escrita. Reconhece a teoria da psicogênese da língua escrita como um marco divisor para uma nova concepção de ensino e aprendizagem no campo da alfabetização. Apresenta conceitos relevantes da teoria genética de Jean Piaget que foram basilares para as pesquisas de Emília Ferreiro, a fim de compreender a alfabetização como processo construtivo em contraste com o tradicional behaviorismo. Analisa a alfabetização como transcrição gráfica em detrimento a representação da linguagem. Advoga pela necessidade do alfabetizador organizar um ambiente favorável para a construção da aprendizagem, como um ambiente alfabetizador, rico em material contextualizado e com atividades diversificadas que intensifiquem uma prática pedagógica voltada para o aprendizado significativo da criança. Conclui por uma formação docente rígida teórica e politizada a fim de fazer que a alfabetização cumpra seu papel de formar cidadãos ativos e que realmente seja um direito de todos.
Palavras-chave: Alfabetização
Psicogênese da língua escrita
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
Data do documento: 11-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ADRIELLY POLLYANA CAMPOS OLIVEIRA MELO.pdf838,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador