PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Adrielly Pollyana Campos Oliveira-
dc.date.accessioned2021-12-18T22:48:55Z-
dc.date.available2021-12-18T22:48:55Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPsicogênese da língua escrita-
dc.subjectFormação docente-
dc.titleUma revisão das abordagens da alfabetização: dos tradicionais métodos à aprendizagem processual da língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.contributor.referee1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Daniela Couto Lobo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472764115739789pt_BR
dc.description.resumoAdrielly Pollyana Campos Oliveira Melo  Salete Flôres Castanheira O presente trabalho de conclusão de curso em modalidade monografia desenvolveu uma investigação empregando a pesquisa de referências, documental, bibliográfica, e de bases eletrônicas. A fundamentação teórica teve como aporte: Morais (2012), Bardin (2011), Castanheira (2007), Rego (2006) Araújo (2005), Ferreiro (1996). Resgata o processo histórico da Alfabetização no Brasil e os métodos tradicionais de alfabetização com foco nos impactos desses sob a aprendizagem da leitura e escrita. Reconhece a teoria da psicogênese da língua escrita como um marco divisor para uma nova concepção de ensino e aprendizagem no campo da alfabetização. Apresenta conceitos relevantes da teoria genética de Jean Piaget que foram basilares para as pesquisas de Emília Ferreiro, a fim de compreender a alfabetização como processo construtivo em contraste com o tradicional behaviorismo. Analisa a alfabetização como transcrição gráfica em detrimento a representação da linguagem. Advoga pela necessidade do alfabetizador organizar um ambiente favorável para a construção da aprendizagem, como um ambiente alfabetizador, rico em material contextualizado e com atividades diversificadas que intensifiquem uma prática pedagógica voltada para o aprendizado significativo da criança. Conclui por uma formação docente rígida teórica e politizada a fim de fazer que a alfabetização cumpra seu papel de formar cidadãos ativos e que realmente seja um direito de todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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