Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Adrielly Pollyana Campos Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-18T22:48:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-18T22:48:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3509 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Psicogênese da língua escrita | - |
dc.subject | Formação docente | - |
dc.title | Uma revisão das abordagens da alfabetização: dos tradicionais métodos à aprendizagem processual da língua materna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mota, Daniela Couto Lobo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8472764115739789 | pt_BR |
dc.description.resumo | Adrielly Pollyana Campos Oliveira Melo Salete Flôres Castanheira O presente trabalho de conclusão de curso em modalidade monografia desenvolveu uma investigação empregando a pesquisa de referências, documental, bibliográfica, e de bases eletrônicas. A fundamentação teórica teve como aporte: Morais (2012), Bardin (2011), Castanheira (2007), Rego (2006) Araújo (2005), Ferreiro (1996). Resgata o processo histórico da Alfabetização no Brasil e os métodos tradicionais de alfabetização com foco nos impactos desses sob a aprendizagem da leitura e escrita. Reconhece a teoria da psicogênese da língua escrita como um marco divisor para uma nova concepção de ensino e aprendizagem no campo da alfabetização. Apresenta conceitos relevantes da teoria genética de Jean Piaget que foram basilares para as pesquisas de Emília Ferreiro, a fim de compreender a alfabetização como processo construtivo em contraste com o tradicional behaviorismo. Analisa a alfabetização como transcrição gráfica em detrimento a representação da linguagem. Advoga pela necessidade do alfabetizador organizar um ambiente favorável para a construção da aprendizagem, como um ambiente alfabetizador, rico em material contextualizado e com atividades diversificadas que intensifiquem uma prática pedagógica voltada para o aprendizado significativo da criança. Conclui por uma formação docente rígida teórica e politizada a fim de fazer que a alfabetização cumpra seu papel de formar cidadãos ativos e que realmente seja um direito de todos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ADRIELLY POLLYANA CAMPOS OLIVEIRA MELO.pdf | 838,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador