PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Curso de Pedagogia a partir da sua história, políticas curriculares, formação para a docência na alfabetização: estudo sobre o curso da PUC Goiás
Autor(es): Andrade, Ana Clara Alves
Primeiro Orientador: Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação de professores pedagogos. Para tanto, apresentamos alguns elementos do percurso histórico da criação do Curso de Pedagogia no Brasil. Realizamos uma abordagem sobre a identidade docente e a percebemos como uma construção social, ou seja, a identidade do professor é definida a partir de como a sociedade observa a profissão docente, com as dificuldades da profissão, como a jornada estendida de trabalho e com a desvalorização do professor. Usamos como caso o Curso de Pedagogia da PUC Goiás com análise de seu Projeto Pedagógico de 2018 e apresentamos alguns pontos fundamentais do Projeto com o intuito de verificar a incidência da formação do pedagogo para a alfabetização nesta Instituição de Educação Superior (IES). Por fim, apresentamos uma conceituação de alfabetização e letramento a partir do entendimento de Magda Soares em que a autora faz uma crítica sobre a junção do letramento e alfabetização.Tomamos como base autores que tratam sobre o tema, como Magda Soares (2003), Brzezinski (2013), Libâneo (2001), Brandão (2007), Freitas (2019) bem como artigos e dados em leis da educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996. Trabalhamos com dados da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), com documentos como o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da PUC Goiás (2018), Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Base Nacional Curricular – Formação (BNC Formação) observando os seus impactos atuais na formação do professor.
Palavras-chave: Alfabetização
Formação
Professor
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226
Data do documento: 11-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINALIZADA_ANA CLARA.pdf200,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador