Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Curso de Pedagogia a partir da sua história, políticas curriculares, formação para a docência na alfabetização: estudo sobre o curso da PUC Goiás |
Autor(es): | Andrade, Ana Clara Alves |
Primeiro Orientador: | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Curado, Márcia Helena Santos |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação de professores pedagogos. Para tanto, apresentamos alguns elementos do percurso histórico da criação do Curso de Pedagogia no Brasil. Realizamos uma abordagem sobre a identidade docente e a percebemos como uma construção social, ou seja, a identidade do professor é definida a partir de como a sociedade observa a profissão docente, com as dificuldades da profissão, como a jornada estendida de trabalho e com a desvalorização do professor. Usamos como caso o Curso de Pedagogia da PUC Goiás com análise de seu Projeto Pedagógico de 2018 e apresentamos alguns pontos fundamentais do Projeto com o intuito de verificar a incidência da formação do pedagogo para a alfabetização nesta Instituição de Educação Superior (IES). Por fim, apresentamos uma conceituação de alfabetização e letramento a partir do entendimento de Magda Soares em que a autora faz uma crítica sobre a junção do letramento e alfabetização.Tomamos como base autores que tratam sobre o tema, como Magda Soares (2003), Brzezinski (2013), Libâneo (2001), Brandão (2007), Freitas (2019) bem como artigos e dados em leis da educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996. Trabalhamos com dados da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), com documentos como o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da PUC Goiás (2018), Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Base Nacional Curricular – Formação (BNC Formação) observando os seus impactos atuais na formação do professor. |
Palavras-chave: | Alfabetização Formação Professor Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226 |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA FINALIZADA_ANA CLARA.pdf | 200,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador